segunda-feira, 30 de abril de 2012

Esperando contra a Esperança







O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. Romanos 4.18
Como alguém pode crer contra a esperança? Abraão andou pela fé contra a esperança. Sabe por quê? Porque o prazer que ele tinha em sentir a presença de Deus e a segurança que ele tinha de que tudo o que estava fazendo certo, que ele iria viver a Promessa de Deus, não podiam sair do seu coração. Por isso é que Abraão ergueu tantos altares, pois a esperança que ele não tinha na Terra, ele a tinha no espírito em adoração, oferecendo sacrifícios e em comunhão com o Senhor. Isso é uma coisa incrível, está em Gênesis 12 e 13. Abraão ergue e entregou cinco altares além do normal.
E hoje vou falar sobre um altar:


Está em Gênesis 12.7  Sabe como é que foi? Ele ouviu que Deus iria lhe dar uma promessa, então, saiu da casa dele, saiu da terra dele, saiu dos amigos dele e começou a andar. De repente, sabe o que aconteceu?  Ele se deu conta que estava no meio de um povo violento e, ainda por cima, eram gigantes- os cananeus. Ele falou “ Mas como é que Deus me deixa aqui no meio dessa gente? Ele falou que ia me levar para um lugar e agora me deixa aqui, no meio desses canibais?”. Mas só que ele continuou falando: “ Não! Deus vai me fazer ter um filho mesmo que eu tenha que ser comido pelos canibais e ressuscitar, eu vou viver a Promessa. Deu não iria se enganar.
Cada vez que eu penso nisso, eu me sinto alegre; cada vez eu falo nessa promessa, eu me sinto restaurado, com vontade de gritar, de guerrear; e tem o seguinte: eu posso ser um, mas por causa da promessa eu vou vencer esses canibais, esses gigantes cananeus”. Sabe o que aconteceu? Ele passou e os cananeus não fizeram nada com ele e ele ergueu um altar ao Senhor e O adorou. Ele disse: “ Existe um Deus que é maior que todos esses gigantes cananeu aleluia!!” E o Senhor falou para ele: “ Abraão, porque você passou no meio dessa terra, terra que ninguém entra, eu vou essa terra para tua descendência. Onde todo mundo morre, os teu descendentes vão viver, vão ter casa, vão edificar, vão ser abençoados, vão ser restaurados porque você creu que podia passar pelo lugar que matava todos mundo e ainda assim viver a Promessa”. Essa é a fé espiritual. Essa fé faz você andar e passar.
Andar pela fé buscar o altar, a Palavra, entregar a oferta de sacrifício para se fortalecer, e ter entendimento, e poder louvar ao Senhor, perdoar as pessoas e identificar o inimigo. É entrar nos desafios e acreditar que da sua mão Deus vai tirar força para todo mundo ver que não é um povo rico, mas um povo abençoado eu constrói, edifica, conquista, que vive bem, que tem um lar abençoado e uma família restaurada.
Pense nisso!
Por:  Bispa Sonia Hernandes

domingo, 29 de abril de 2012

Governo chinês quer fechar todas as igrejas evangélicas do país

O governo da China está lançando uma campanha de três fases para erradicar todas as igrejas evangélicas do país. Esse foi o teor do comunicado divulgado em abril pela Associação de Ajuda à China, ONG que envia missionários para solo chinês.
A estratégia do governo foi claramente delineada em um documento divulgado em setembro passado, durante uma aula de treinamento gerido pela Administração Estatal para Assuntos Religiosos da China.
De janeiro a junho deste ano, o documento revela que as autoridades locais estão conduzindo uma investigação completa, para listar as igrejas de todo o país que funcionam nas casas chinesas, e fazer dossiês completos sobre cada uma delas.
Na fase dois, nos  dois anos seguintes, as autoridades irão encorajar as “igrejas não registradas” para se filiar ao Movimento Patriótico da Tríplice Autonomia, que monitora tudo o que acontece nos templos. A fase três, a ser concluída em até 10 anos, as igrejas que se recusam a seguir as regras seriam fechadas e os líderes condenados.
Os funcionários do governo também devem banir as palavras “igreja nos lares” de todos os relatórios sobre igrejas em sites e outros meios de comunicação. Agora, só podem usar o termo “reuniões em casas”, um termo que remete aos grupos reunidos em sites afiliados ao MPTA.
Em uma pesquisa recente, conduzida em várias províncias chinesas, mais de 95% dos líderes de igrejas caseiras disseram que já sentiram o impacto dessas investigações, enquanto 85% disseram que investigadores  já haviam feito um dossiê sobre seu grupo.
“Desde o início de 2012, temos notado um aumento na freqüência da perseguição”, disse a Associação de Ajuda à China em um comunicado de imprensa.  “Além da perseguição contínua das igrejas em Pequim, o número de casos semelhantes aumentou 20% em comparação ao  ano passado e se espalhou para outras áreas, incluindo ações contra educação, publicação e livrarias cristãs.”
A campanha foi lançada em dezembro de 2010 através de um documento intitulado “Operação Repressão”, emitido pelo Comitê Central do Partido Comunista.  Esta diretriz pedia às autoridades de todos os níveis para “levar” os cristãos das igrejas nos lares a freqüentar  somente as igrejas registradas e aprovadas pelo governo e acabar com igrejas grandes que se reúnem também em  grupos menores.
A Igreja Shouwang, que reúne mil membros, viu a pressão aumentar muito nos últimos meses.  ”No ano passado … a nossa experiência com o Senhor era diferente a cada semana. Foi  Sua graça e paz que nos protegeram e nos sustentaram até agora “, declara um líder da igreja
Essa operação também irá registrar todos os pastore, como uma maneira de continuar controlando o crescimento cristão e o surgimento de novas igrejas. Esse  processo deverá estar concluído até o final de 2012, segundo um comunicado oficial.
Segundo o documento divulgado em setembro passado, o governo planeja usar “medidas humanas da lei de execução” para alcançar a erradicação total de igrejas nos lares.  Ou seja, pastores que se negarem a cumprir a lei serão mortos por desobedeceram a lei.


Traduzido e adaptado de Charisma News


sábado, 28 de abril de 2012

Abertura oficial dos Gideões 2012 destaca países alcançados pelo ministério

Na noite do dia (26) iniciaram a série de cultos no Ginásio Irineu Bornhausen que simultaneamente com o Pavilhão dos Gideões deve reunir mais de 100 mil pessoas até o dia 1º de maio no 30º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora que acontece em Camboriú.
A cidade catarinense sedia esse encontro há 30 anos e sempre recebendo ministros de diversas partes do mundo. O projeto Gideões Missionários da Última Hora foi idealizado pelo pastor Cesino Bernardino, líder da Igreja Assembleia de Deus de Camboriú, com o objetivo de ajudar missionários dos quatro cantos da Terra.
O congresso começou no dia 21 e já recebeu diversos pastores e missionários que levaram uma palavra de vitória e poder para os presentes. Na noite desta quinta-feira o preletor foi o pastor José Wellington Costa Junior que ministrou no Ginásio enquanto outros pastores davam sequencia aos cultos do Pavilhão Gideões.
O culto foi repleto de cerimônias, iniciado por hinos e apresentação dos países onde há missionários sustentados pelo Gideões. Entre os cantores que se apresentaram no Ginásio estavam Vanilda Bordieri e o pastor Marco Feliciano.
Feliciano é um dos preletores mais aguardados no 30º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora e irá realizar duas pregações, uma no sábado no período da noite e outra no domingo pela manhã.
Para quem não pode estar em Camboriú, o Gospel Prime disponibiliza um link para que você possa assistir ao vivo as ministrações feitas diretamente do Ginásio Irineu Bornhausen.
Para assistir o Congresso Gideões da última Hora clique no link: Assistir Gideões (Pavilhão) ou Assistir Gideões (Ginásio).

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Confie no Tempo de Deus

Quanto a mim, confio em ti, Senhor. Eu disse: tu és o meu Deus. Nas tuas mãos, estão os meus dias… SALMOS 31.14-15
A confiança requer que você coloque sua agenda nas mãos de Deus, crendo que o tempo dele é perfeito para todas as coisas em sua vida. Sua natureza humana quer que as boas coisas aconteçam imediatamente, não mais tarde.
Mas você aprende a crer e a esperar que as coisas aconteçam no tempo perfeito de Deus à medida que amadurece na vida cristã. Confiar em Deus frequentemente significa não saber como Ele irá realizar algo e quando Ele o fará.
Mas não saber “como e quando” fortalece sua fé e lhe ensina lições de confiança. Lembre-se: a confiança não é herdada, é aprendida. O tempo desempenha um papel importante para aprender a confiar em Deus. À medida que você experimentar a fidelidade do Senhor, vez após vez, desistirá de
confiar em si mesmo e colocará sua vida nas mãos habilidosas de Deus. Esse é um lugar maravilhoso para estar!
Pastora e Palestrante Internacional: Joyce Meyer

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Davi demonstra o Amor de Deus para com Mefibossete


Quinta-feira, 26 de Abril de 2012 as 14:20

Davi demonstra o Amor de Deus para com Mefibossete

Você vê alguém famoso descer do palco e abraçar alguém da platéia?




2 Sm 9: 1 Disse Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência para com ele por amor de Jônatas?

Assistindo ao 25º capítulo do seriado Rei Davi me emocionei quando Davi abraça Mefibossete e o recebe carinhosamente no palácio.

Para ter uma dimensão do que isso significa devemos entender que naquela época o rei que assumia o trono sempre mandava matar todos os filhos do antigo rei para não correr o risco de um destes  querer reinvindicar o trono ou concorrer com ele.   Sendo assim Mifibossete deve ter se escondido durante toda a sua vida com medo de ser morto.

Então, imagine como estava seu coração no momento que Davi lhe chamou? Ele esperava a sentença de morte.  Porém, Davi desce do trono e lhe abraça e o recebe com um amor tão grande que não há coração humano que resista sem chorar não é mesmo?   E o filho de Jonatas fica assombrado com a bondade de Davi.

O neto de Saul não consegue conter as lágrimas. Então o rei Davi lhe diz: “Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa”.

Então Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?

Neste momento uma tremenda revelação do AMOR de DEUS explodiu em meu espírito:  COMO É GRANDE, O AMOR DE DEUS... COMO ALTO LARGO PROFUNDO... NÃO HÁ PALAVRAS...

Quando Davi abraça Mefibossete uma frase veio ao meu coração:  Só alguém com o coração cheio do Amor de Deus poderia abraçar alguém como Mefibossete.

O amor que  Davi demonstrou por Mefibossete justifica por que ele era chamado de  “Homem segundo o coração de DEUS”. Jesus, o Rei dos Reis, desceu do seu alto e sublime trono e nos recebeu em sua mesa e nos restituiu tudo que perdemos. Nós merecíamos a morte por nossos pecados e Ele nos torna príncipes e nos enche de riquezas e honras e glórias.

QUE AMOR É ESSE? QUE DEUS TREMENDO NÓS TEMOS.

Hoje vivemos em um mundo onde não vemos mais pessoas com este tipo de Amor, muito pelo contrário: Quem está por cima jamais desce para abraçar ou honrar alguém que está por baixo. Você vê alguém famoso descer do palco e abraçar alguém da platéia?

Você vê algum grande líder descer de sua posição para “usar de misericórdia” com alguém que é considerado um cão morto que deveria ser morto? Vemos pessoas famosas com guarda costas para se assegurar que ninguém de baixo se aproxime.

Davi praticava a misericórdia. Ele acordava de manhã e diz: Hoje preciso encontrar alguém que não merece amor para que eu possa expressar e MANIFESTAR o Amor de Deus para com ele. Por isso que Deus usou de misericórdia para com Davi quando ele pecou, porque ele usava de misericórdia.

Procure o significado da palavra misericórdia e pratique. Creio que sua vida nunca mais será a mesma, pois as pessoas verão o amor de Deus em você e sentirão o perfume de Cristo exalando por onde você passar.

Espero que você receba a mesma revelação e o mesmo discernimento que eu recebi e seja cheio deste Amor ágape, o amor do nosso Pai celestial.

Hoje mesmo procure alguém que não merece e o abençoe em Nome de JESUS.

@pastorjoelengel

 

quarta-feira, 25 de abril de 2012


Terça-feira, 24 de Abril de 2012 as 14:36

"Vivo uma vida restaurada!" diz ex-usuário de drogas convertido

Fonte: Guiame

O pastor Joel Engel vem impactando a vida de muitas pessoas durante todos esses anos de ministério. Por onde passa ministrando Engel vê o poder de Deus agindo e milagres acontecendo.

Através do projeto Operação Resgate, os pastores Joel e Mara Engel vem transformando a vida de ex-usuários de drogas, entre eles, está Marcelo Souza da Silva. Confira seu emocionante testemunho.

“Durante quinze anos fui usuário de drogas, usei de tudo. No meio disso tudo fui diagnosticado com transtorno bipolar e por causa do uso contínuo de drogas, cada vez mais a doença foi piorando. Fui internado a força dependeria de remédios e médicos toda vida, pois precisa da medicação para controle do humor.

Então, minha mãe resolveu me levar ao encontro do Ministério Engel em Santa Maria. Cheguei à reunião dopado de tanto remédio. Após o culto conversei com o Pastor Joel Engel e ele me convidou para participar do Encontro com Deus! Lá Deus simplesmente me curou totalmente.
Hoje estou curado, liberto das drogas e remédios. Trabalho, tenho uma família abençoada e duas filhas. Vivo uma vida restaurada! Graças a Jesus e as reuniões do Pastor Joel Engel e a sua ajuda que até hoje faz a diferença em minha vida.”
Assista ao vídeo:
 <iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/1k3SCZOnJU8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Fonte:Guia-me

terça-feira, 24 de abril de 2012

Emissora fatura R$ 280 milhões por ano só com evangélicos

Fonte: Guiame


A rede Bandeirantes de Televisão acaba de bater dois novos recordes: é a emissora com o maior número de horas vendidas para igrejas, além de ser o canl que mais fatura com religião.
Segundo o F5, a TV da Família Saad deve faturar cerca de R$ 280 milhões com a venda de 43 Horas de sua programação para três diferentes evangelistas: Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus (Que arrenda o canal UHF 21 e Parte das madrugadas), o Missionário RRSoares, da Igreja Internacional da Graça e o Ministério do Pr. Silas Malafaia, isso representa que 25,5% da programação da Band será comandada apenas por pastores.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cristãos palestinos comentam sobre as dificuldades que passam no país


A Portas Abertas cristãos palestinos compartilharam as dificuldades que passam no país, alguns líderes afirmam que ficaram horrorizados com as falsas alegações que porta-vozes israelenses fizeram contra os cristãos palestinos nas últimas semanas, como o embaixador Michael Oren."Nós não estamos perplexos com seu posicionamento, ao defender o discurso oficial de Israel, mas pela forma como ele tem abertamente distorcido os fatos e a situação dos cristãos palestinos, que buscam a justiça e a paz",disse um deles.
Desde a ocupação israelense que começou em 1967, Israel confiscou milhares de hectares que pertenciam a cristãos e muçulmanos palestinos. Nas áreas metropolitanas de Jerusalém e Belém, famílias cristãs têm sido gravemente afetadas pela política de colonização israelense.
A população cristã cresceu significativamente em Israel nos últimos anos. Grande parte desse “crescimento”, tanto em Israel quanto na Palestina, é devido à imigração de estrangeiros. Considerando os inúmeros casos de abusos, se Israel continuar com suas políticas de confiscar terras e demolir residências, a comunidade cristã em Jerusalém irá diminuir drasticamente.
O culto, celebrado próximo às antigas oliveiras, não foi um momento para orar pelo “fim da perseguição feita pelos muçulmanos”, mas sim para que Israel não confiscasse as terras que pertencem a 58 famílias palestinas, o que seria uma perda inestimável para a população cristã local.


Fonte: Guia-me

domingo, 22 de abril de 2012

Filipinos e chilenos são os povos que mais acreditam em Deus


Um estudo americano divulgado mostrou que os povos que mais acreditam em Deus são os filipinos e os chilenos, onde a religião predominante ainda é a católica.

  • Igreja
    (Foto: REUTERS/Fiorenzo Maffi)
    Religiosos se reúnem em templos

A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto NORC, da universidade de Chicago, e se baseou em estudos internacionais realizados em trinta países em 1991, 1998 e 2008.
A análise concluiu que 94% dos filipinos "sempre" foram fiéis a Deus, seguidos pelos chilenos (88%) e americanos (81%). Já nas últimas posições aparecem os alemães da antiga Alemanha Oriental (13%) e os checos (20%).
Um alerta preocupante revelado no relatório é que a crença em Deus vem diminuindo no mundo, com exceção da Rússia, Eslovênia e Israel.
O país com o maior número de ateus é a antiga Alemanha Oriental, com 59% da população descrente, seguidos dos demais países escandinavos e integrantes do bloco comunista do leste europeu, com exceção da Polônia.
Estados Unidos, Israel e Chipre dividem a lista dos 5 países com maioria dos moradores crentes à Deus, em terceiro, quarto e quinto lugar respectivamente. A maioria dos países “com fé” são nações em desenvolvimento e com forte presença católica, segundo o relatório.
Curta-nos no Facebook
Outra conclusão do estudo é a maior presença da fé entre os idosos. Os que já passaram dos 68 anos acreditam na existência de Deus, enquanto esta porcentagem cai para 23% entre as pessoas entre as pessoas de 27 anos ou menos.
Já no Brasil, uma pesquisa realizada pela Instituição Ipsos em abril do ano passado mostrou que 84% dos brasileiros acreditam em Deus, e que 28% acreditam no paraíso e no inferno.
Outro dado interessante envolvendo os brasileiros religiosos revelado por uma pesquisa da Datafolha, divulgada no final de 2011, é que 59% dos brasileiros acreditam em Deus e na teoria de Darwin, ao mesmo tempo.
A teoria em questão é que o homem tenha sido desenvolvido ao longo de anos por um processo natural, e não criado por Deus, como diz a Bíblia.
Dos 41% restante, 8% acreditam que a criação do homem não teve interferência divina, e os demais acreditam na criação feita por Deus, há menos de 10 mil anos atrás.

Gospel Prime

sábado, 21 de abril de 2012

O consolo de Deus na hora do luto


De todas as dores da vida, a dor do luto parece ser a mais aguda. É uma dor que lateja na alma e assola nossa vida. Todos nós, num dado momento da vida, teremos que enfrentar essa dor. Não existe nenhuma família que escape desse drama. Não é fácil ser privado do convívio de alguém que amamos. Não é fácil enterrar um ente querido ou um amigo do peito. Não é fácil lidar com o luto. Já passei várias vezes por esse vale de dor e sombras. Já perdi meus pais, três irmãos e sobrinhos. Sofri amargamente. Passei noites sem dormir e madrugas insones. Molhei meu travesseiro e solucei na solidão do meu quarto. A dor do luto dói na alma, aperta o peito, esmaga o coração e arranca lágrimas dos nossos olhos. Jesus chorou no túmulo de Lázaro e os servos de Deus pranteavam seus mortos. Porém, há consolo para os que choram. Aqueles que estão em Cristo têm uma viva esperança, pois sabem que Jesus já venceu a morte. Ele matou a morte e arrancou seu aguilhão. Agora a morte não tem mais a última palavra. Jesus é a ressurreição e a vida. Aqueles que nele creem nunca morrerão eternamente. Agora, choramos a dor da saudade, mas não o sentimento da perda. Perdemos quem que não sabemos onde está. Quando enterramos nossos mortos, sabemos onde eles estão. Eles estão no céu com Jesus. Para os filhos de Deus, que nasceram de novo, morrer é deixar o corpo e habitar com o Senhor. É partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Os que morrem no Senhor são bem-aventurados!
O fato de termos esperança não significa que deixamos de sofrer. A vida não é indolor. Nossa caminhada neste mundo é marcada por dissabores, decepções, fraquezas, angústias, sofrimento e morte. Aqui cruzamos desertos tórridos, descemos a vales profundos, atravessamos pântanos perigosos. Nossos pés são feridos, nosso coração afligido e nossa alma geme de dor. Não estamos, porém, caminhando rumo a um entardecer cheio de incertezas. O fim da nossa jornada não é um túmulo gelado, mas a bem-aventurança eterna. Entraremos na cidade celestial com vestes alvas e com palmas em nossas mãos. Celebraremos um cântico de vitória e daremos glória pelos séculos sem fim, ao Cordeiro de Deus, que morreu por nós, ressuscitou, retornou ao céu e voltará em glória para buscar sua igreja. Teremos um corpo imortal, incorruptível, poderoso, glorioso e celestial, semelhante ao corpo da glória de Cristo. Deus enxugará dos nossos olhos toda a lágrima. As lembranças do sofrimento ficarão para trás. Na Nova Jerusalém, na Cidade Santa, no Paraíso de Deus, na Casa do Pai, não haverá mais luto nem pranto nem dor. Ali reinaremos com Cristo e desfrutaremos das venturas benditas que ele preparou para nós. Nossa tribulação aqui, por mais severa, será apenas leve e momentânea, se comparada com as glórias por vir a serem reveladas em nós. O nosso choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria virá pela manhã!
Três verdades essenciais do Cristianismo formam as colunas de sustentação da nossa viva esperança. A primeira delas é que Jesus ressuscitou dentre os mortos e triunfou sobre a morte. Agora, a morte não tem mais a última palavra. A morte foi tragada pela vitória! A segunda verdade é que Jesus voltou ao céu e enviou o Espírito Santo, o Consolador, para estar para sempre conosco. Não estamos órfãos. Não caminhamos sozinhos pelos vales escuros da vida. O Espírito Santo consolador está em nós e intercede por nós ao Deus que está sobre nós. A terceira verdade é que Jesus vai voltar gloriosamente para buscar sua igreja. Naquele glorioso dia, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor. Essas verdades enchem o nosso peito de doçura e abrem para nós uma eterna fonte de consolação!

Por Hernandes Dias Lopes

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cristãos protestam na Indonésia contra a falta de liberdade de culto


Duas igrejas foram fechadas pelo governo local sem informar os reais motivos para impedir que os cultos acontecessem nos prédios
por Leiliane Roberta Lopes


Cristãos protestam na Indonésia contra a falta de liberdade de culto
O último domingo (15) foi um dia de protesto na Indonésia, grupos católicos e protestantes se uniram para pedir a aplicação das leis sobre a liberdade de culto no país.
De forma pacífica cerca de 200 cristãos foram às ruas protestar contra a expropriação dos lugares de cultos denunciando abusos e violações cometidos por grupos radicais islâmicos que manipulam as leis em favor dos muçulmanos.
Além de fiéis da Igreja Yasmin e da Igreja Filadélfia HKBP ativistas dos direitos humanos e ONGs locais também participaram do evento que aconteceu em frente ao Palácio Presidencial em Jakarta, sede do governo.
Durante três anos os fiéis da Igreja Yasmin foram proibidos de cultuar a Deus no templo da igreja, pois as autoridades e o prefeito, Diani Budiarto, alegaram que o templo estava com irregularidades. O mesmo aconteceu com os membros da Filadélfia que tentaram por muito tempo recuperar o templo.
O presidente da Indonésia, Yudhoyono, informou alguns meses atrás que não poderia interferir nos assuntos internos de Bogor, cidade localizada em Javar Ocidental, diante disso muitos ativistas passaram a dizer que o chefe do Estado tem medo de ir contra assuntos que interessam à maioria islâmica daquele país, pois isso pode resultar em perda de apoio político.
Com informações Portas Abertas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A crença em Deus aumenta com a idade e é maior entre os idosos, mostra pesquisa


Estudo revela que Filipinas é o país com mais crentes e o Leste Europeu concentra mais ateus
por Jarbas Aragão


A crença em Deus aumenta com a idade e é maior entre os idosos, mostra pesquisa
A crença em Deus é maior entre os idosos e aumenta com a idade, disseram os pesquisadores da Universidade de Chicago durante a publicação de uma nova pesquisa. O possível motivo apontado para explicar isso é a crescente percepção de que a morte está se aproximando.
Compilando dados de pesquisas realizadas em 1991, 1998 e 2008, em 30 países de diversos continentes, o relatório reuniu dados do Programa Internacional de Pesquisa Social, que reúne diferentes organizações de pesquisa.
O Centro Nacional de Pesquisa de Opinião, da Universidade de Chicago, que coordenou o estudo, revelou que, em média, 43% da pessoa acima de 68 anos dizem estar certos de que Deus existe. Em comparação, uma média de 23% das pessoas com idades abaixo de 27 eram crentes firmes em Deus.
“Olhando para as diferenças entre grupos etários, o maior aumento na crença em Deus ocorre a partir dos 58 anos de idade. Isto sugere que a fé em Deus é especialmente suscetível de aumento entre os grupos mais idosos, talvez seja uma resposta à crescente expectativa da morte”, disse em comunicado o coordenador do estudo, Tom W. Smith.
As pessoas foram questionadas sobre como classificariam suas crenças, indo do ateísmo até uma forte crença em Deus. Também foram perguntadas sobre como as crenças mudaram ao longo de suas vidas, e sua atitude em resposta à noção de que Deus está preocupado com eles.
Ao longo das últimas duas décadas, a fé em Deus diminuiu na maioria dos países, mas os declínios foram modestos, disse Smith.
Os países onde há pessoas mais dizem acreditar em Deus são os que possuem forte presença católica, especialmente nações em desenvolvimento. A crença foi maior nas Filipinas, de maioria católica, chegando a 94% da população, em seguida vêm os chilenos (88%). O menor índice está na Europa, com os alemães da antiga Alemanha Oriental (13%) e os tchecos (20%).
Nos Estados Unidos, 81% das pessoas entrevistadas disseram que sempre acreditaram em Deus, e 68% defendem a ideia que Deus está preocupado com as pessoas de uma forma pessoal.
Os países com maior índice de ateus são os da Escandinávia e os membros do antigo bloco comunista, no Leste Europeu. A única exceção dessa região é a Polônia. As maiores taxas de ateus são encontradas entre os cidadãos da antiga Alemanha Oriental (59%).
Israel, Eslovênia e Rússia são as três exceções na tendência de queda generalizada na fé em Deus apontada pela pesquisa.
Os países pesquisados foram: Austrália, Áustria, Chile, Chipre, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letônia, Países Baixos, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Noruega, Filipinas, Polônia, Portugal, Rússia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça e Estados Unidos.
Traduzido e adaptado de Reuters

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Evangelho mais caro do mundo é vendido por 20 milhões de reais


Cópia manuscrita de João atinge valor recorde em venda


Evangelho mais caro do mundo é vendido por 20 milhões de reais
O “Evangelho de São Cuthbert” é o livro europeu mais antigo que se conhece. Trata-se de uma cópia manuscrita, em latim, do Evangelho de João, escrita no final do século VII. Ele foi enterrado em Lindisfarne, perto do ano 698, juntamente com o corpo de São Cuthbert, um dos santos mais populares da Inglaterra no período anglo-saxônico.
A história registra que em 875, quando os vikings invadiram Lindisfarne, o caixão e o seu conteúdo foram levados por um grupo de monges que fugiam da região. Depois de sete anos de peregrinação, os monges enterraram o santo no lugar que mais tarde seria a catedral de Durham.
Essa cópia do livro foi descoberta em 1104, quando o caixão de São Cuthbert foi reaberto e colocado na capela atrás do altar da catedral. Quando os mosteiros foram extintos pelo rei Henrique VIII que rompeu com o papa no século XVI, o evangelho passou pelas mãos de uma série de colecionadores privados.

Em 1979, foi emprestado à British Library pela Província Britânica da Companhia de Jesus (jesuítas). Até que em 2011, a obra foi colocada à venda. A British Library tinha a preferência de compra e pagou mais de 20,5 milhões de reais.
O livro mede 10cm por 14cm. Em nota, a British comunicou que a “belíssima capa original, em couro vermelho trabalhado, está em excelente estado de conservação”, e salientou tratar-se do “único manuscrito de elevado estatuto datado desse período fundamental da história britânica a ter resistido ao tempo em sua aparência original, tanto exterior como interior”.
Depois de arrecadar os fundos necessários entre investidores, como forma de retribuição à comunidade, a biblioteca disponibiliza uma versão digitalizada do manuscrito no seu site, acompanhada de várias informações úteis sobre o livro. Confira em britishlibrary.typepad.co.uk.
Traduzido e adaptado de Seattlepi

terça-feira, 17 de abril de 2012

Fórum de Ciências Bíblicas tem como tema: Bíblia e Missões

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) realizará, nos dias 21 e 22 de junho, o VIII Fórum de Ciências Bíblicas, reunindo especialistas de renome internacional em torno do tema Bíblia e Missões.

O encontro contará com oito painéis e acontecerá no Centro de Eventos de Barueri (SP), onde está localizado o Museu da Bíblia (MuBi).
O foco será a Bíblia Sagrada sob dois ângulos: como texto para o estudo de missões e como ferramenta missionária.
“A nossa expectativa é dar visibilidade a ações que têm sido realizadas em prol da Causa da Bíblia no Brasil e no mundo, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e das ferramentas necessárias para sua execução”, afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.
O evento é voltado a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral.
Em sua abertura, será inaugurada a nova exposição do MuBi, que também terá como tema Bíblia e Missões.
Curta-nos no Facebook
Confira a programa completa do VIII Fórum de Ciências Bíblicas, segundo informações da Sociedade Bíblica do Brasil:
21 de junho
  14h30 – ABERTURA
  14h45 – ASPECTOS TRANSCULTURAIS DA TRADUÇÃO BÍBLICA E DA OBRA MISSIONÁRIA: Quando se traduz um texto, parte-se de uma cultura para outra. Da mesma forma, o movimento missionário sempre é um movimento transcultural. Para que a tradução e a missão ocorram de forma coerente e sadia, é preciso entender tanto a cultura fonte como a cultura objeto do trabalho. Esta palestra irá abordar e trazer à tona esses aspectos.
Paulo César Duarte de Oliveira: Coordenador de Missiologia da Área das Américas da ALEM (Associação Linguística Evangélica Missionária) e Aliança Global Wycliffe.
  16h15: Intervalo
  16h30: LUZ NA AMAZÔNIA: UM PROJETO DE MISSÃO HOLÍSTICA: A palestra apresentará como é desenvolvido o programa Luz na Amazônia em comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira, caracterizadas por seu isolamento dos grandes centros urbanos e pelo grande contraste social. Com 50 anos de atividades, o programa é realizado a partir de uma perspectiva da missão integral, preocupando-se com o bem-estar físico, social, material, cultural e espiritual do ser humano, desenvolvendo, para isso, programas adequados ao contexto em que vive o ribeirinho.
Acyr de Gerone Junior: Secretário regional da SBB em Belém, tem bacharelado em Teologia, MBA em Gestão Empresarial, especialização em Projetos Sociais no Terceiro Setor e mestrado em Educação.
Marizete Lopes Andrade: Coordenadora regional de Ação Social da SBB, é terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Pública e Auditoria em Saúde, mestre em Ciências da Educação e doutoranda em Gestão Social, além de professora assistente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Pará.
  18h00 – A CAUSA DA BÍBLIA NO BRASIL: Sob a coordenação de Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, neste painel, serão apresentados os programas e projetos que visam desenvolver a obra bíblica no País. Para isso, contará com a participação de:
Edson de Faria Francisco: Linguista e professor do Departamento de Bíblia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), é doutor na área de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, além de autor do Manual da Biblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético – Guia Introdutório para a Biblia Hebraica Stuttgartensia.
Wilson Paroschi: Teólogo e professor, tem doutorado em Novo Testamento pela Andrews University (EUA).
  18h45: Intervalo
  20h00 – A BÍBLIA COMO TEXTO PARA MISSÕES: O vínculo entre a Bíblia e missões é variado. Primeiro, depende de como se entende a Bíblia: como sujeito ou como objeto. Também depende de como se entende missões: como empreendimento institucional da igreja – missões ou missiones eclesiae ou como plano de Deus – missão ou missio Dei – para o mundo. Assim, nesta palestra, serão feitas reflexões sobre a Bíblia como texto para o estudo de missões e da missão; e a Bíblia como ferramenta missionária, tanto da missão de Deus quanto dos empreendimentos missionários da igreja.
Timoteo Carriker: Doutor em Filosofia, é mestre em Teologia e Divindade. Coobreiro da Igreja Presbiteriana dos EUA com a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, é autor de cinco livros e 60 artigos.
Dia 22 de junho
  14h30: Abertura
  14h45 – A AUDIÇÃO DA BÍBLIA COMO FERRAMENTA MISSIONÁRIA: Graças ao desenvolvimento de tecnologias, as pessoas também têm acesso à Bíblia em áudio. Como um bom número de pessoas não lê ou não gosta de ler, a audição da Bíblia passou a ser uma ferramenta importante para levar a Palavra de Deus a todos. A SBB tem uma campanha permanente, É tempo de ouvir a Palavra de Deus, que busca incentivar a audição da Bíblia. Nesta palestra, serão mostrados exemplos de como a audição da Bíblia é e pode ser uma ferramenta para a atividade missionária das igrejas.
Eude Martins: Assessor de Projetos Especiais da SBB; e convidados.
  16h15: Intervalo
  16h30 – A BÍBLIA PARA PÚBLICOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: 10 ANOS DE BÍBLIA EM BRAILE E LANÇAMENTO DA SÉRIE AVENTURAS DA BÍBLIA EM LIBRAS: Nesta palestra, será apresentado o trabalho desenvolvido por meio do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência, com destaque para a Bíblia em Braile e seus benefícios para as pessoas com deficiência visual, que há uma década contam com o texto bíblico completo nesse formato. Além disso, acontecerá o lançamento da porção bíblica em LIBRAS, publicação que atenderá os beneficiados do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva.
Erní Seibert: Doutor em Ciências da Religião e mestre em Teologia, tem MBA em Marketing de Serviços. É autor de quatro livros, além de ter trabalhos publicados em vários livros e revistas especializados em Teologia e Ciências da Religião, tanto no Brasil como no exterior. É secretário de Comunicação e Ação Social da SBB e diretor do Museu da Bíblia de São Paulo e do Centro Cultural da Bíblia no Rio de Janeiro.
  18h00 – A CAUSA DA BÍBLIA NO MUNDO: Neste painel serão apresentados os esforços que têm sido realizados pela obra bíblica em âmbito mundial.
Esteban Voth: Teólogo e biblista, é coordenador de tradução da Área das Américas, das Sociedades Bíblicas Unidas.
Elza Tamez: Teóloga e biblista, é consultora de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas. Tem doutorado em Bíblia e é membro docente da Universidade Latino-americana da Costa Rica, tendo já recebido diversos prêmios por seu trabalho.
Daniel Gerber: Consultor de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas.
  18h45: Intervalo
  20h00: A TRADUÇÃO DA BÍBLIA NA PERSPECTIVA DAS MISSÕES: Traduzir a Bíblia é uma das primeiras atividades necessárias para levar a Palavra de Deus a todos os povos. Os movimentos missionários e de tradução da Bíblia são parceiros inseparáveis na história da igreja. Esta palestra irá abordar este tema, mostrando o relacionamento e a interação da tradução bíblica com o movimento missionário.
Esteban Voth: Teólogo e biblista, é coordenador de tradução da Área das Américas, das Sociedades Bíblicas Unidas.
VIII Fórum de Ciências Bíblicas
Tema: Bíblia e Missões
Data: 21 e 22 de junho de 2012
Horário: das 14h30 às 21h30
Local: Centro de Eventos de Barueri / Museu da Bíblia
Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto
Barueri - SP
Inscrição: R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5827 ou pelo site www.sbb.org.br/forum

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Evangélicos criam movimento para conscientizar igrejas sobre o desenvolvimento sustentável


As atividades começaram no Fórum de Porto Alegre e vão seguir até o mês de junho durante o Rio +20


Evangélicos criam movimento para conscientizar igrejas sobre o desenvolvimento sustentável
Pensando na Conferência das Nações Unidas que vai acontecer no Rio de Janeiro no mês de junho, evangélicos criaram o movimento Igrejas Ecocidadãs para promover o tema do desenvolvimento sustentável entre as denominações.
O objetivo principal é tratar do tema além da Rio +20 e levar a temática socioambiental entre todos os evangélicos. Para conseguir alcançar essa meta o grupo pretende trabalhar a temática com base bíblica lembrando que Deus é o criador e sustentador do universo e que nos confiou o cuidado e o cultivo dele.
Entre as atividades que serão realizadas está a participação no Fórum Social Temático, que aconteceu em Porto Alegre, ali eles fizeram um culto público falando de Paz e Justiça.
Em maio os participantes dessa mobilização estarão participando de um evento da Revista Ultimato falando sobre o programa e distribuindo o cartão Ore e Envie – “FALE por um mundo justo e sustentável” – um material de reflexão, oração e ação. Ainda em maio será lançado também o Jejum de Carbono, campanha que traz propostas de ações do cotidiano para a redução consciente da emissão de carbono.
Já em junho, mês que acontece o Rio +20 eles estarão promovendo atividades durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo que acompanha as discussões oficiais da ONU. O projeto Igrejas Ecocidadãs está sendo organizado por algumas entidades cristãs que se uniram no mesmo propósito.
Para saber mais sobre o evento e participar dele acesse o site www.igrejasecocidadas.org.br.

Fonte: Gospel Prime

domingo, 15 de abril de 2012

Silas Malafaia planeja construir templo para 20 mil pessoas em Fortaleza

O pastor Silas Malafaia continua com seus planos de expandir a Assembleia de Deus Vitória em Cristo para todos os estados brasileiros. Depois de inaugurar templos na região Sul do Brasil o líder religioso planeja implantar igrejas no nordeste e também em São Paulo.
As cidades de Recife e Fortaleza já possuem filiais da ADVEC e agora Malafaia planeja construir um templo com capacidade para receber 20 mil pessoas na capital cearense. Para realizar esse projeto o pastor segue negociando com proprietários de dois terrenos da cidade.
Além desse megatemplo o pastor assembleiano também estuda a abertura de novas igrejas em Salvador, Natal, João Pessoa, Maceió, Teresina e São Luís, segundo informou o jornalista Felipe Patury, da revista Época.
O jornalista também informou que São Paulo está no projeto de Malafaia, ele pretende construir um templo da ADVEC no Estado mais populoso do Brasil, mas não há mais detalhes sobre as negociações no Sudeste.

sábado, 14 de abril de 2012

Bíblia Sagrada já foi traduzida para 2.539 idiomas


Só na África há 743 idiomas com traduções de mensagens bíblicas, fazendo com que o continente lidere o topo da lista


Bíblia Sagrada já foi traduzida para 2.539 idiomas
O Relatório Mundial de Tradução de Escrituras revelou que até dezembro de 2011 a Bíblia foi traduzida para 2.539 línguas diferentes, podendo alcançar inúmeras pessoas com a Palavra de Deus.
Esse documento foi elaborado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) a partir de informações dadas pelo Museu da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e pelo setor de Bíblias das SBU na Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Essas instituições trabalham para que a mensagem bíblica alcance o maior número de pessoas no mundo e por isso elas fazem parcerias com tradutores e instituições missionárias para expandir a mensagem de Cristo.
Só nos últimos dois anos 30 edições inéditas foram lançadas, entre elas sete edições do novo testamento e dez da Bíblia completa. No total geral foram 1.241 Novos Testamentos, 823 porções bíblicas e 478 Bíblias completas.
Esse relatório foi elaborado por Erní Seibert, secretário de Comunicação da Ação Social da SBB e comenta que as Sociedades Bíblias não poupam esforços para fazer com que o Livro Sagrado alcance muitos povos. “Esses esforços em traduzir a Palavra de Deus para todos os povos devem ser motivos de agradecimento a Deus. No entanto, é preciso ter em mente que existem mais de 6,9 mil línguas no mundo e, portanto, há ainda inúmeras pessoas que não têm acesso à mensagem e aos valores bíblicos na língua que lhes fala ao coração”, disse.
O continente africano lidera o número de traduções tendo 743 línguas locais que já contam com exemplares da Bíblia. Em seguida vem o continente asiático com 618 idiomas. Nas Américas já foram feitas 515 traduções para diversas línguas e dialetos. Em quarto lugar está a Oceania, com 449 traduções e a Europa vem em seguida com 210.
Nesse documento não estão apenas os livros traduzidos e publicados pelas Sociedades Bíblicas Unidas, mas também por diversas organizações. Esse relatório tem como objetivo apresentar um panorama do trabalho que tem sido realizado para a difusão da mensagem de Deus.
Com informações Lagoinha

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estudo mostra que a espiritualidade e a medicina precisam estar ligadas

Pacientes entrevistados por pesquisa de mestrado relataram que gostariam de falar sobre sua fé com os profissional de saúde


Estudo mostra que a espiritualidade e a medicina precisam estar ligadas
Enquanto uma lei no Rio de Janeiro pretende criar uma coordenadoria para os trabalhos de capelania, uma pesquisa realizada pela enfermeira oncológica Carolina da Cunha Fernandes mostrou que os pacientes desejam falar sobre espiritualidade com algum profissional de saúde.
Medicina e religião raramente se unem, mas quando resolveu fazer mestrado Carolina investigou 300 pessoas, 75 homens entre 48 e 79 anos com câncer de próstata, 75 mulheres entre 31 e 83 anos com câncer de mama e outras 150 pessoas que participavam das atividades do Hospital A.C. Camargo, mas que não tinham a doença.
O resultado mostra o quanto as pessoas precisam de apoio espiritual, pois 97% dos homens e 86% das mulheres disseram na entrevista que não haviam conversado sobre suas crenças religiosas com algum profissional de saúde. Já 57% dos homens e 53% das mulheres disseram no estudo que gostariam que esse momento tivesse existido.
A pesquisa de Carolina da Cunha Fernandes descobriu também que a maioria dos entrevistados, 61% das mulheres e 60% dos homens, afirmaram que poderiam ter se sentidos melhor ou mais dispostos para o tratamento se tivessem recebido cuidado religioso ou espiritual dos profissionais de saúde.
O assunto é polêmico e divide opiniões, será que médicos e enfermeiros poderiam assumir mais essa responsabilidade? Alguns profissionais já defendem a inclusão do histórico espiritual do paciente no prontuário médico para que a fé, ou falta dela, seja conhecida e respeitada pelo profissional do hospital.
Com informações Revista Época

quarta-feira, 11 de abril de 2012

NOVO TESTAMENTO


Igreja transcreve todo o Evangelho a giz na calçada nos EUA
       Os organizadores da “Caminhada com Jesus” acreditam serem os primeiros a escrever todo o Novo Testamento em giz na calçada. Eles usaram a quadra onde fica o templo da Igreja Batista Pleasant Plains.

    Emily Fowler é apenas uma das cerca de 1.000 pessoas que ajudaram a escrever o livro sagrado na calçada. “Espero que isso ajude a mostrar que se você colocar esforço e dedicação no que ama, pode fazer qualquer coisa”, disse ela.

    O pastor David Heller celebrou o culto no domingo de manhã ao nascer do sol junto com os cerca de 30 membros da congregação batista. “Deus nos deu um lindo dia. Foi lindo o que fizemos ontem e vai continuar sendo hoje”, disse Heller.

    Após o culto, durante cerca de uma hora, os presentes terminaram de escrever as cerca de 138 mil palavras no Novo Testamento. O objetivo original era escrever toda a Bíblia, mas os organizadores perceberam que seria demais para a pequena comunidade.

   “Há tantas coisas importantes no Novo Testamento”, lembra Kris Rausch. “Se as pessoas de uma pequena cidade podem escrever em dois dias o Novo Testamento, as pessoas de comunidades maiores poderão seguir os seus passos em outros anos. Eles provavelmente podem escrever toda a Bíblia”, disse.

   “É uma coisa muito boa que fizemos e espero que se espalhe. Seria incrível ver isso em outros lugares”. Os membros da Igreja Batista Pleasant Plains de Whiteville sabem que sua obra não vai durar por muito tempo, mas esperam que as pessoas que andarem sobre as Escrituras nos próximos dias possam parar, ler e refletir sobre elas.

portal creio

terça-feira, 10 de abril de 2012

Silas Malafaia planeja construir templo para 20 mil pessoas em Fortaleza


Outras cidades também estão inseridas no plano de expansão da ADVEC


Silas Malafaia planeja construir templo para 20 mil pessoas em Fortaleza
O pastor Silas Malafaia continua com seus planos de expandir a Assembleia de Deus Vitória em Cristo para todos os estados brasileiros. Depois de inaugurar templos na região Sul do Brasil o líder religioso planeja implantar igrejas no nordeste e também em São Paulo.
As cidades de Recife e Fortaleza já possuem filiais da ADVEC e agora Malafaia planeja construir um templo com capacidade para receber 20 mil pessoas na capital cearense. Para realizar esse projeto o pastor segue negociando com proprietários de dois terrenos da cidade.
Além desse megatemplo o pastor assembleiano também estuda a abertura de novas igrejas em Salvador, Natal, João Pessoa, Maceió, Teresina e São Luís, segundo informou o jornalista Felipe Patury, da revista Época.
O jornalista também informou que São Paulo está no projeto de Malafaia, ele pretende construir um templo da ADVEC no Estado mais populoso do Brasil, mas não há mais detalhes sobre as negociações no Sudeste.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A perseverança dos santos e a prática contradizente de desdizer o que já foi dito

Não são poucos os que desacreditam da maravilhosa doutrina da perseverança dos santos. Talvez, por uma espécie de síndrome da...


A perseverança dos santos e a prática contradizente de desdizer o que já foi dito
Não são poucos os que desacreditam da maravilhosa doutrina da perseverança dos santos. Talvez, por uma espécie de síndrome da ética do devedor, da qual concluem que devemos tanto a Deus que a salvação não nos poderia ter alcançado tão “graciosamente”, muitos concluem que se repousa mais fortemente sobre nossos ombros a árdua tarefa de mantermo-nos salvos a fim de sermos finalmente salvos, e é por essa razão que não somos plenamente salvos e devemos manter o que pode ser perdido. Não sei como dizer isso de outra forma, mas, a meu ver, os que objetam a verdade de tal doutrina, resistindo as sobejas passagens pelas quais inequivocamente Deus salva efetiva e eternamente os seus, responsabilizam-no, mesmo que sem querer, por dizer inconsistências, sustentando inverdades, que são encontradas em sua palavra, quando por meio dela mesma promete claramente algo que na visão de alguns não significa realmente o que ele quis dizer em determinada passagem – a nosso ver – ou ao que se interpreta pelo que é claramente dito. Digo isso porque nas passagens das quais se extrai a doutrina da perseverança dos santos, Deus diz fazer determinada obra em prol da salvação para os quais ele quis redimir. Daí alguns reinterpretam tais declarações divinas, dando-lhes novos significados as suas promessas, tornando-o confuso, quase incompreensível.
No desejo de ser puramente bíblico, analisemos alguns textos dos quais se conclui a salvação inalienável dos eleitos, e de contínuo constataremos que pessoas estão torcendo o que Deus claramente disse sobre os salvos a fim de invalidar uma doutrina com a qual não comungam.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,” (1 Pe 1.3-5)
Por meio da pena petrina Deus nos diz que a salvação da qual fazemos parte fora nos dada como uma herança incorruptível. Ora, todas às vezes que tal palavra ocorre nas Escrituras ela tem o sentido de exprimir seu real significado, ou seja, que algo uma vez dito como incorruptível jamais poderá se corromper. Assim se sucederá na ressurreição dos salvos. Nós ressurgiremos e seremos transformados para vida. Deus há de eliminar a corruptibilidade de nossa efêmera vida mortal, revestindo-a de uma celestial e perene incorruptibilidade com a qual permaneceremos eternamente salvos e eternamente livres de uma possível corrupção. Da mesma forma, creio eu, quando em Pedro Deus qualifica nossa herança como incorruptível, pretende nos dizer que uma vez dada à nós tal salvação, a mesma não poderá ser perdida, nem usurpada de nós pelo que no mundo seja corruptível. Igualmente, Pedro nos diz que nossa salvação é incontaminável, ou seja, que não se pode contaminar. Ora, se caso nossa salvação nos pudesse ser tirada ou por nós perdida, onde estaria o sentido desta palavra quando relacionada a nossa salvação? Se for possível ao cristão genuinamente regenerado vir a perder-se totalmente ao ponto de que aquilo que um dia foi chamado de puro venha torna-se impuro, onde haverá congruência na ocorrência da palavra incontaminável ligada a natureza daquele que é passível de contaminar-se? Ainda, Pedro diz que nossa salvação não pode murchar. O inverno do pecado não pode murchar a flor de nossa eterna salvação! A luz de nossa salvação não perderá jamais seu fulgor frente às investidas do maligno. A viveza de nossa redenção não pode enrugar-se, isso porque estamos guardados em Deus para salvação. Assim, se nossa salvação puder ser corrompida pela nódoa do pecado a ponto de perder-se fatalmente; contaminar-se a ponto de perder a incontaminalidade prometida, se puder murchar ao ponto de perder sua beleza dantes inalienável, e se tal salvação puder ser roubada e perdida, mesma a tal sendo guardada por Deus na inviolabilidade celestial, então não vejo como compreender as palavras do texto sagrado, senão condicioná-las, segundo essa pueril compreensão, a condição de o cristão ser isso tudo se ele quiser ser isso tudo, imputando sobre o texto uma condicional que claramente não existe, esvaziando o sentido das palavras empregadas no texto, sob nenhuma justificativa plausível no texto, senão para tão somente discordar da perseverança dos santos.
“Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória”. (Ef 1.13,14)
Somos salvos e por Deus selados com o Espírito Santo. O selo desde os tempos remotos era usado a fim de garantir a inviolabilidade do objeto selado, mantendo-o em sua genuinidade. Era uma proteção com a qual cartas e objetos seriam garantidos contra a falsidade investida contra o seu remetente. Assim, quando Paulo faz uso dessa palavra confortando-nos ao dizer que nosso selo é o Espírito Santo, procura garantir-nos que ao peregrinarmos nesse mundo rumo ao nosso destino, somos inviolavelmente posse daquele que nos selou. Somos de Jesus Cristo, o qual nos garante a chegada ao nosso destino, preservando-nos por meio do seu selo, O Espírito Santo. Se é possível que nós possamos nos perder, mesmo sendo selados com o Espírito Santo, não vejo qual o sentido de se valer de tal palavra, visto que nossa salvação a despeito do selo, não nos garanta que somos posse daqueles que nos marcou como sua herdade, passível de perda. Ainda o texto diz que o Espírito Santo que nos foi dado como um selo inalienável é o “penhor da nossa herança”. O que é um penhor? Um penhor é um objeto que garante o cumprimento da quitação de uma dívida. É o contrato do qual se espera do devedor o seu fiel cumprimento com o seu credor. O Espírito Santo fora nos dado como penhor na promessa de que Jesus cumprirá aquilo que pelo
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. (Rm 5.8-10)
Os pecadores justificados foram salvos da ira destinada aos impiedosos. Deus nos amou e o seu amor o levou para o calvário por nós. O texto acima diz que, se alguém foi alvo da piedade do Eterno, sendo salvo pela obra redentora da cruz, o tal está liberto da ira de Deus a ser derramada sobre os ímpios, e isto é garantido pelo fato do texto certificar-nos de que, se alguém foi salvo agora muito mais o será a eternidade. Ou seja, se já fomos reconciliados na morte de Jesus Cristo, certamente que seremos mantidos a salvo na sua vida, e visto que ele vive para sempre, nós também para sempre viveremos. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hb 7.25) Em razão de sua vida, nós viveremos. E assim como ele jamais morrerá, nós seremos por sua eterna vida preservados e conservados para sempre. É por isso que a Escritura diz que fomos “chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo” (Jd 1.1)
“Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia”. (2 Tm 1.12)
O que Paulo afirma aqui? É triste que passagens tão claras como essa estejam sendo submetidas a diluição daqueles cujas mentes não desejam se comprometer como uma salvação tal que não se pode perder. Paulo está certo de que? A despeito das adversidades que constantemente lhe sobrevinham, apóstolo não titubeava, pelo que, a fim de mostrar-nos como tais adversidades se constituíram numa fraca inimiga tentando impedi-lo de caminhar, ele evoca sua fé naquele que é poderoso para guardá-lo, e transpondo as adversidades resultantes de seu apostolado e pregação entre os gentios, rumo aquele grande dia, ou seja, o de sua salvação.
“As evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra”. (1 Tm 16-21)
Ora, se Deus conhece os que são seus e o apóstolo por meio dessa declaração distanciou as ações de Himineu e Fileto das ações de um crente fiel que possa de fato Deus conhecer, qual era o tipo de fé que os dois naufragaram? Seria a fé que possui àqueles a quem Deus conhece? Se for, qual então seria a lição de Paulo por meio do contraste feito entre os que naufragaram e os que não naufragarão mediante essa declaração, “Deus conhece os que são seus”?
A lição a se aprender das palavras de Paulo é que os que são conhecidos por Deus e os que proferem – fidedignamente – o nome de Cristo se apartarão da iniquidade, e não submergirão em perene queda como naufragaram, por exemplo, Himineu e Fileto. É o que nos diz o texto de João:
“E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro”. (1 Jo 3.3)
“Purifica-se” tem como objetivo neste texto explicar uma ação resultante do que é nascido de Deus. A palavra não é imperativa e sim conclusiva.
Deus conhece os que são seus.
“A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória”. (1 Co 1.12)
Quem conhece a Deus nunca crucificará ao senhor do Glória. Jamais se afastará definitivamente a ponto de perder-se fatal e irreversivelmente. Assim, os que são conhecidos por Deus não incorrerão nesse pecado, o de crucificar ao Senhor da Glória, por meio de uma incrédula e contumaz rejeição. O texto diz que aquele que conhece ao Senhor nunca seria capaz de crucificá-lo, e isso é facilmente interpretado pelo emprego da palavra “nunca” a qual quer dizer nada além de “jamais fazer isso”, jamais incorrer no erro dos príncipes deste mundo os quais nunca conheceram aquele ao qual estão crucificaram.
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8.29)Não há possibilidade de Deus esquecer-se daqueles que ele predestinou, visto que seu conhecimento foi soberanamente planejado a manifestar-se por meio de um plano que tem como objetivo final a glorificação. De quem? Daqueles cujos quais ele conheceu para serem conforme a imagem de Jesus Cristo:
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” (Rm 8.30)
Não há possibilidade de que um crente predestinado, chamado e justificado possa, em um momento de sua vida perde-se totalmente e não galgar o último passo desse elo inseparável e inevitavelmente concretizado na vida dos que são de Deus.
“Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:” (Rm 11.2) – Deus não pode rejeitar àqueles que ele conheceu. Não que o faz por meio de coação frente à exigência daqueles pelos quais ele salvou e sim porque Ele quis que fosse assim. Se ele conheceu, é certo de que ele não lhes rejeitará, ele conheceu os 7000 que estavam na caverna, bem como conhece um remanescente provido segundo a eleição da graça e da mesma forma que livrou os profetas escondidos, igualmente livrará os seus da danação preparada para os que não se arrependerem.
“Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.” (Jo 17.24)
Como pode haver possibilidade de se perderem aqueles que estarão sempre com Jesus onde Ele estiver, O Jesus encarnado amado antes da fundação do mundo? Sob nenhuma hipótese uma vida salva por Deus perder-se-á, isso porque os que são conhecidos por Deus, o serão por toda a eternidade. Estarão para sempre no reduto de Deus tal como sempre Deus se fez neste eternamente presente.
“Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” (Jo 17.25,26)
Como haveria possibilidade de tamanha união ser dissolvida?
“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (Jo 17.21,22)
Aqui o Evangelista não poderia ter sido mais incisivo. Como tamanha aliança poderá ser quebrada? Ao Senhor Jesus ser-lhe-í-a possível desatar-lhe sua aliança com o Pai? Evidente que não. Eles são Um junto com o Espírito Santo. Pois então, assim como a união do Pai com o Filho é indissolúvel, tal o é e sempre será a união dos que pelo Pai foram dados a Jesus para conhecê-lo. É isso que diz o texto acima, eles serão um com Jesus, assim como Jesus é um com o Pai. Afirmar que há possibilidade de separação entre Jesus e os crentes verdadeiros, consistirá em afirmar que há possibilidade de separação naqueles cuja união foi citada no contexto com exemplo da união dos crentes com Cristo, a saber, Jesus e o Pai. O texto diz “assim sejam – unidos – como tu é Eu o somos – Jesus e o Pai.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que, mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” (Jo 10.27-30)
Aqueles que são conhecidos por Jesus ouvem a sua voz, o seguem e jamais se perderão porque a indissolubilidade que acompanha a Trindade revelar-se-á também sobre aqueles que o Pai der a Jesus Cristo, e é por essa razão que Jesus conclui sua promessa mostrando-nos a união que há entre o Deus Trino, quando disse: “Eu e o Pai somos um”. Elas não hão de perecer disse Jesus. Contudo, a despeito dessa afirmação inquestionável há aqueles que por meio de uma interjeição – porém – abrem uma concessão que não existe no texto, por meio de uma conjunção adversativa que sequer existe no texto, do tipo “porém”, “entretanto”. Ou seja, dizem ser verdade o texto sobre os que fazem por onde para validá-lo em suas vidas. Os cristãos não perecerão se não perecerem. Eles não serão arrebatados, caso não permitam que o sejam. Contudo, essas exceções, relativizam o próprio poder do Pai, que no texto é razão de os crentes não se perderem. Eles estão guardados pelo poder do Pai que a todos é maior. A sua mão é forte para mantê-los. Abrir uma exceção sobre o destino imputado sobre os que foram salvos, significa a abrir exceção sobre a forte mão de Deus. Há algo que possa enfraquecê-la a ponto de que seus filhos lhe sejam tirados de seu regaço? Se há algo, a justificativa de Jesus, explicando por qual motivo não nos perderemos tornar-se-á fraca, pois é sujeita a circunstancias que a fraquejam.
Mas há alguns que não o conhecem, e os tais são os que nunca conheceram a Jesus e não alguns que o conhecendo foram desconhecidos por Jesus ali na frente.
“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (1 Co 1.21)
O mundo aqui conota os ímpios e os crentes consistem naqueles que serão salvos. Na mesma conclusividade segue o texto abaixo:
“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.” (1 Jo 3.1)
Quem não conhece a Jesus não guarda sua palavra:
“E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra.” (Jo 8.55)
A evidência a ser revelada naqueles aos quais o Pai conhece é que guardarão sua palavra e a evidência a ser revelada naqueles ditos quais Deus não conhece não guardarão a sua palavra. E por isso que João, ao lado da declaração do mestre nos alerta:
“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” (1 Jo 2.4)
Conhecer a Jesus implica em ser antes conhecido por ele.
“Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?” (Gl 4.9) – Paulo exclama: Como vocês poderiam voltar aos rudimentos deste mundo se foram conhecidos por Deus na eternidade? (Ele exclama tal incoerência a não ser experimentada pelos que foram genuinamente conhecidos por Deus).
E todo aquele que é conhecido por Deus guarda os seus mandamentos e nele está a verdade. Assim, por meio desses versículos acima, afirmo: Existem os que por Deus são conhecidos, e esses são os que foram predestinados, desde a eternidade, a se apropriarem da salvação. Contudo, existem os que embora membrados em suas reuniões assemelhando-se como ovelhas de Cristo sorrateira e sutilmente no arraial dos santos, não passam de ímpios e de não-convertidos, e os tais, nunca foram conhecidos por Deus, muito embora se parecessem com um cristão. É o que pode ser entendido pelas palavras de Jesus abaixo:
“Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.” (Lc 13.24-28)
Há pessoas tentando entrar pela porta estreita sem submeter-se à ela. Estão entre nós, mas não são de nós. Porém, permanecerão entre nós, até que o Pai – Deus – por fim, feche a porta permanentemente, e dirá os falsos cristãos a verdade sobre suas vidas: “De onde sois vós? Não sei de onde sois vós”, em outras palavras, “não conheço você”, e ainda, eles sempre praticaram a iniquidade, muito embora se mostrassem por vezes, “interessados” para entrar na porta, na qual nunca lhes foi permitido entrar. Estes reprovados alegarão, vejam, alegarão que “comeram na presença do senhor – quem sabe uma alusão a ceia, comungada de forma indigna e infiel – e participaram do ensino bíblico na igreja. Eles participaram do símbolo da fé e da comunhão da fé sem serem genuinamente da fé, senão que eram membros locais da igreja, sem que fossem membros espirituais da Igreja de Cristo.
Ainda, sobre essa passagem, Mateus é mais incisivo e faz uso da palavra a qual nos é de grande interesse e valia na discussão em pauta:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas. E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. (Mt 7.22,23)
Nem todo que diz “Senhor”, conforme nos diz o evangelista, são de Deus. Nem todos que estão entre nós se dizendo salvos são de fato salvos, a fim de que por meio da fé fraca e débil destes, que nestes, em algum momento se manifestará, se faça comparações banais visando comprometer uma visão de uma fé genuinamente dada e jamais retirada, alegando que por meio do abandono desses a fé que supostamente possuíam se possa concluir que um genuíno cristão pode perder a fé genuína. Esses que se dizem ser nada são, senão homens cujas vidas não foram transformadas, muito embora se passem como cristãos ao serem frequentes aos cultos e as funções da Igreja. E ainda simularão piedade quando frente ao Reto juiz alegarão vida santa. Eles dirão que profetizaram, expulsaram demônios, isso depois de Cristo ter dito aos seus que é por meio de contínua oração e jejum que os demônios serão expelidos, visando convergência, e alegarão terem feito maravilhas pelo nome de Jesus. Todas essas “defesas” se desmoronarão frente aquele cuja onisciência é infinita e serão reputadas como obras falaciosas e mentirosas, quando por meio de uma única declaração, Jesus levantar o tapete de seus corações e mostrar-lhes as suas sujeiras: “Nunca vos conheci”. É impossível que esses os quais Jesus disse nunca tê-los conhecido sejam alguns dos quais ele disse ter conhecido antes da fundação do mundo, isso porque nunca “ter conhecido”, não é a mesma coisa que dizer “ter conhecido um tempo e deixar de conhecer em outro”, e sim, que nunca foram de Deus, nunca foram salvos, nunca foram conhecidos desde a eternidade, isso porque os que são conhecidos por Deus, como tenho dito acima, praticam obras genuínas, mas, destes, porém, nada ficará de pé frente ao senhor Jesus, eles não possuem obras. Jesus não se comportaria com tamanha mentira – reverentemente falando – dizendo nunca ter conhecido alguém que ele já conheceu, quando estes antes de estarem ali prontos a serem condenados foram-lhes servos fiéis em uma vida pregressa, mas que agora não são mais.

Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt 7.23)

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8.29)
Como os grupos dos dois textos acima podem corresponder às mesmas pessoas, visto que suas obras são e sempre serão diferentes e também sendo que um grupo Jesus NUNCA o conheceu e o outro foi conhecido desde a eternidade? Deus não pode mentir.
Há outros inúmeros textos – se continuasse escrevendo o texto ficaria grande demais – que poderiam ser evocados e submetidos a uma análise por meio da qual concluiríamos o que já fora detectado, ou seja, que toda tentativa de refutar a doutrina da perseverança dos santos é quase sempre fundamentada sob um processo de desdizer o texto interpretando-o por meio de exceções que inexistem no texto. Sempre há um “se” alegam os contradizentes sobre aquilo que Deus diz efetivamente fazer. Que Deus possa nos livrar desse comportamento o qual não pode ser chamado de outra coisa, senão de adulteração da verdade.

Autor:  Mizael Reis

sábado, 7 de abril de 2012

O sonho de José

Gênesis 37

1 Jacó habitava na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.
2 Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia a seu pai más notícias a respeito deles.
3 Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
4 Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.
5 José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
6 Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive:
7 Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
8 Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras.
9 Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.
10 Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?
11 Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração.

Bíblia on line

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Volte para casa – Ilustração


Volte para casa – Ilustração
A casa pequenina era simples, mas adequada. Consistia de um único cômodo grande e localizava-se em uma rua de terra. Sua cobertura de telhas vermelhas era igual à de várias outras de um bairro pobre na periferia de uma cidade brasileira. Era uma casa confortável. Maria e sua filha, Cristina, haviam feito o que podiam para dar um toque colorido às paredes cinzas e um ar de limpeza ao chão duro e empoeirado: um antigo calendário, uma fotografia desbotada de um parente, um crucifixo de madeira. A mobília era modesta: duas camas toscas, uma pia para lavar o rosto e um fogão de lenha.
O marido de Maria morreu quando Cristina ainda era bebê. A jovem mãe, que se recusou obstinadamente a casar-se novamente, conseguiu um emprego para poder criar a filha pequena. E agora, quinze anos depois, o pior já havia passado. Embora o salário de Maria como empregada doméstica não lhe permitisse comprar uma ou outra futilidade, era suficiente para propiciar alimentos e roupas a ela e à filha. Agora, porém, Cristina já tinha idade para conseguir um emprego e ajudar a mãe.
Algumas pessoas diziam que Cristina herdara o espírito de independência da mãe. Ela resistia à idéia tradicional de casar-se jovem e de constituir família. Não porque fosse incapaz de conseguir um marido. Sua pele morena e olhos castanhos atraíam um grande número de admiradores à sua porta. Ela possuía um jeito todo especial de jogar a cabeça para trás e contagiava a todos com suas gargalhadas. Possuía também aquela certa magia, inerente a poucas mulheres, que fazem os homens se sentirem reis só por estarem perto delas. Mas era aquele ar de curiosidade que mantinha os rapazes ao alcance de sua mão.
Ela dizia sempre que queria conhecer uma cidade grande. Sonhava em trocar seu vilarejo pobre e empoeirado pela vida exuberante da cidade. Aquela idéia deixava sua mãe horrorizada. Maria sempre mencionava a Cristina as dificuldades de se morar em uma cidade grande.
“Lá, você vai ser uma desconhecida. Os empregos são difíceis de conseguir, e a vida é cruel. Além disso, se você for morar lá, o que vai fazer para ganhar a vida?”
Maria sabia exatamente o que Cristina faria ou teria de fazer para ganhar a vida. Foi por isso que ficou com o coração apertado quando acordou certa manhã e viu a cama da filha vazia. Imediatamente entendeu que Cristina havia partido. E imediatamente decidiu o que deveria fazer para encontrá-la. Colocou algumas roupas em uma sacola, pegou todo dinheiro que possuía e deixou sua casa para trás.
A caminho do ponto de ônibus, ela decidiu fazer uma última coisa: tirar uma fotografia. Entrou em um pequenos estúdio, fechou as cortinhas e gastou tudo o que podia em fotografias. Com a bolsa cheia de pequenos retratos em branco e preto, ela entrou no ônibus com destino ao Rio de Janeiro.
Maria sabia que Cristina não tinha meios de ganhar dinheiro. Sabia também que a filha era teimosa demais para desistir. Quando o orgulho se choca com a fome, o ser humano é capaz de fazer coisas antes inconcebíveis. Sabendo disso, Maria começou suas buscas. Bares, hotéis, boates, qualquer canto que abrigasse pessoas de rua ou prostitutas. Percorreu todos esses lugares e, em cada um, deixava uma foto sua – pendurada em espelhos de banheiro, pregada em quadro de avisos de hotéis, presa em cabines telefônicas. E, no verso de cada foto, ela escreveu um bilhete.
Pouco tempo depois, o dinheiro e as fotografias acabaram, e Maria teve de voltar para casa. Vencida pelo cansaço, ela chorou quando o ônibus começou a longa viagem de volta para seu vilarejo.
Algumas semanas depois, Cristina estava descendo a escada de um hotel. Seu rosto jovem tinha um ar de cansado. Seus olhos castanhos não mais brilhavam com a euforia da juventude. Só estampavam sofrimento e medo. As gargalhadas desapareceram. Os sonhos transformaram-se em pesadelo. Como seria bom, ela pensara milhares de vezes, trocar aquele grande número de camas pela segurança de seu leito aconchegante. Porém, em vários sentidos, o seu vilarejo estava longe demais. Quando ela chegou ao pé da escada, seus olhos avistaram um rosto conhecido. Ela olhou mais uma vez, e lá estava, no espelho do saguão, uma pequena fotografia de sua mãe. Os olhos de Cristina começaram a arder, e ela sentiu um aperto na garganta enquanto atravessava o saguão e pegava a foto. No verso estava escrito esse convite irrecusável: “Não importa o que você fez, não importa em que você se transformou. Por favor, volte pra casa.”
Ela voltou.
Autor: Max Lucado
Fonte: Irmãos

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Foi por você




“Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” Is 53.3,4.
Em 1997 eu estava com um stress profundo. Nosso ministério havia enfrentado uma guerra contra feiticeiros e satanistas ligados ao movimento da ‘nova era’, que durou três anos.
Neste período eu nunca dormia direto e jejuava muito, então chegou um momento que eu me senti cansado. Lembro que em um dia batizamos mais de 250 pessoas ligadas ao satanismo. Na noite anterior ao batismo quase não dormi, pois alguém gritava o meu nome bem alto: “Vá embora Engel!”. Isso acontecia várias vezes durante a noite. Além disso, fomos traídos por irmãos, perseguidos por colegas, faltou dinheiro para concluir a obra, etc... Eram tantas as lutas que pedi para Jesus: Quero parar de trabalhar aqui, estou cansado e desanimado.
Depois disso, adormeci e sonhei com Jesus. Ele carregava uma pesada Cruz, e eu tentava ajudá-lo, mas não conseguia chegar onde Ele estava... Logo mais eu carregava uma pequena cruz e pedia perdão pelos pecados de cada bairro daquela cidade (Santa Maria).
Entendi que Jesus carregou uma grande cruz e eu não queria carregar uma pequena cruz por Ele.
Acordei e disse para JESUS: Se o Senhor quiser que eu continue trabalhando, leve-me à Israel, me cure desta depressão, me renove as forças e me dê novo ânimo e alegria para fazer tua obra. Eu sentia que seria totalmente renovado se pudesse caminhar onde Ele caminhou, pisar por onde Ele pisou, andar onde Ele andou ...
Alguns dias depois Ele me enviou à Israel. Visitamos vários lugares, mas eu ainda estava endurecido, e não conseguia rir e nem chorar.
Pedra onde Jesus suou sangue
Certo dia chegamos ao jardim onde JESUS suou sangue. Ali havia uma pedra onde dizem que ELE orou e suou sangue. Eu me aproximei e sentei na pedra para tirar uma foto... Quando eu coloquei a mão esquerda na pedra para me apoiar, senti que fui arrebatado, sugado ou transportado há dois mil anos atrás... Tive uma visão tão real, tão nítida, que parecia que eu estava lá. Vi o rosto de JESUS suando, e gotas de sangue brotavam do seu rosto sereno... ELE olhou para mim e disse: Foi por você!
Naquela hora eu explodi em lágrimas e chorei por mais de 2 horas sem parar... Senti sair de mim toda tristeza, cansaço e o peso que estava sentindo. Por mais de um ano eu fiquei “aéreo” como se não pisasse no chão, eu meditava nos sofrimentos de JESUS por mim.

Entendi no meu espírito, o que significa: “ELE LEVOU SOBRE SI NOSSA ENFERMIDADES E AS NOSSAS DORES...”. Recebi uma força tão grande e me senti renovado, fortalecido e nessa força caminho até hoje. Um novo ministério de curas e milagres brotaram dessa revelação. Hoje tenho ministrado essa cura para todos os que estão passando pelo vale da tristeza, doença e desânimo. Especialmente na sexta feira Santa realizamos um trabalho onde relembramos o sacrifício de JESUS na Cruz e as pessoas recebem a mesma benção que eu recebi.
JESUS CARREGOU SUAS DOENÇAS E DORES, POR ISSO VOCÊ PODE TOMAR POSSE DE SUA VITÓRIA EM NOME DE JESUS.
FOI POR VOCÊ!

Por Joel Engel