segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Você tem pedido força a Deus? Talvez Ele te dê exercícios


Fonte: Guiame

força
 
Você tem pedido força a Deus?
 
Talvez Ele te dê exercícios. 
 
Crescimento e novas habilidades são agregados aos grandes desafios. 
 
Adversidades são chances de exercitar nossas convicções. 
 
Não desanime, declare o que a Palavra diz e dedique-se ao que deseja alcançar. 
 
Pois " Aquele que começou a BOA obra é fiel" e continua agindo em seu favor.Fl 1:6
 
 
- Bianca Toledo

domingo, 29 de setembro de 2013

Elias venceu nas ofertas

Na luta contra os falsos profetas (de baal), Elias os venceu nas ofertas.

Fonte: Guiame

Elias venceu nas ofertasO rei Acabe e Jezabel elegeram baal como “o senhor” de Israel e DEUS foi “excluído” da nação. Neste tempo – o mais crítico da história de Israel – O Senhor levanta Elias para entroniza-Lo novamente.
COMO ELIAS DERROTOU BAAL E ENTRONIZOU DEUS COMO O SENHOR?
Veja a estratégia de Elias:
Elias convocou o povo no Monte Carmelo e mandou trazer duas ofertas iguais, uma para baal e outra para JEOVÁ.
Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo” (I Reis 18:23).
FOI UMA GUERRA DE ALTARES E DE  OFERTAS.
Primeiro Elias restaurou o Altar com doze pedras. Isso nos fala de Adorar em Unidade, desta forma levantamos um Altar “FORTE” para DEUS.
I Reis 16:30-32
30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado.
31  E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
32  E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
 Depois que os profetas de baal prepararam o seu novilho, Elias começou a preparar a sua oferta:
Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha” ( IRs 18:33).
Até aqui ambas as ofertas eram iguais em tamanho e qualidade.
ELIAS OFERECE UMA OFERTA MELHOR:
Porém Elias acrescenta água à sua oferta.
"E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez; De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água" (I Reis18: 34,35)
A água era o produto mais caro e mais raro da terra e isso fez a diferença: Observe que a oferta de Elias superou a oferta de baal. Elias ganhou do inimigo nas ofertas pois ele sabia que a maior oferta representava mais devoção, amor e Adoração.
Depois da oferta Elias orou e veio fogo do céu e consumiu o holocausto e lambeu a água.
Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego (I Rs 18:38).
A MAIOR OFERTA VENCEU A GUERRA!
Assim Elias oferecendo a melhor oferta apontava para o Cristo que viria oferecer a melhor e maior  oferta de todos os tempos que iria destronar satã para sempre. Nossa oferta lembra e aponta para a oferta de DEUS, que é Seu Filho Jesus.
CRISTO, A MELHOR E SUPERIOR OFERTA:
O Senhor Deus ofertou o que tinha de melhor e mais valioso para nos salvar: o seu único filho, Jesus Cristo, o cordeiro, cujo sangue foi capaz de nos lavar e purificar de todo mal.
Morrendo e ressucitando por nós, Cristo venceu a morte e nos deu direito à vida eterna!
Hb 9:11-15
11  Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação.
12  Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13  Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
14  Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
15  E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Joel Engel – www.joelengel.com.br

sábado, 28 de setembro de 2013

A incredulidade destrói o agir e a intervenção de Deus


Fonte: Guiame

féOnde há fé há esperança, há possibilidades, há uma atmosfera propícia para milagres, háexpectativa, há chances, há alternativas; há oração, e quando há oração, há respostas.
 
A fé foi a única exigência para o êxodo do Egito e a entrada na terra prometida; e a falta de fé e a dúvida, a razão da morte de uma geração.
 
Deus não se alegra em ver ninguém padecendo no deserto, seu fim último é a terra prometida, mas a incredulidade destrói o agir e a intervenção de Deus.
 
A incredulidade aprisiona a mentalidade, e se a mentalidade é de escravo, a vida não será diferente. Não se trata de ufanismo ou triunfalismo, mas de simplesmente crer, sem maiores conjecturas...
 
 
- Ap. Rina

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A pedra divina que me faz tropeçar - por Chris Durán

Pense e analise parte da sua vida. Podes identificar ”Pedras ” que não são o diabo ?

Fonte: Guiame
(2Sam 6:6) ..estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá,… e morreu ali junto à arca de Deus.
 
Tendo quebrado princípios, Israel carregou a Arca da Aliança inadequadamente.
 
Surpreendentemente, o Eterno não sussurrou nos ouvidos dos seus profetas (que tiveram a melhor intensão de transportar a presença de Deus de um lugar pro outro) que estava irritado com eles !
 
A forma que o Eterno usou para repreender o seus sacerdotes foi proporcional ao nivel de responsabilidade que lhes foram outorgados .
 
Muitos podem dizer :” Acho que o Eterno foi severo de mais no seu julgamento ! ”
 
Entenda que na medida que você cresce em intimidade com Deus, adquirimos mais conhecimento Dele e isso resulta que qualquer tipo de correção do Pai passa a  ser mais severa (se o Pai precisa intervir para corrigí-lo).
 
Não estou dizendo que se cometermos pecado, caíra um raio na nossa cabeça e seremos julgado na hora…não ! Mas estou dizendo que quanto mais é dado, mais será cobrado!
 
Já pensou estar acompanhando a Arca a alguns centímetros de distancia ! Uza estava tão perto de Deus quanto a uma distancia de um braço !
 
Agora, posso chocar alguns nessa revelação, mas você já ouviu falar desse versiculo (Rom 9:32) ..Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito:Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo…
 
Nesse versículo ,disse Paulo que foi o Eterno que pos em Sião uma pedra para eles tropeçar!
 
Ao ver a Arca sendo carregada por bois e não por homens, Deus não se agradou.
 
Imagina agora o contexto: Uma tremenda festa estava sendo realizada em nome do Todo Poderoso e ninguém sabia que Ele estava chateado!
 
A forma que Deus usou para demostrar o quanto estava insatisfeito foi escolher uma pedra para que bois que carregavam a Arca tropeçassem !
 
Trazendo para vida real, quantas “pedras” Deus já colocou no nosso caminho para que percebessemos o quanto errado éramos ?
 
pedra
 
Essas pedras tomam forma de homens de negócios que terminam desfazendo um projeto tanto esperado. Ou essa pedra pode tomar forma de um ungido de Deus usado para lhe confrontar, uma batida de carro…
 
Essa pedra pode também tomar forma quando Deus vê que a graça Dele não é considerada, sendo assim, o sacerdote (nós) opta por se virar na vida sem ela… Nesse caso, essa decisão faz com que a graça que existía em certas áreas das nossas vidas é retirada, para que sejamos livrados a força do nosso próprio braço.
 
Retém isso : Toda obra divina que o Eterno nos pede de realizar é interrompida com ” Pedras vindas de Deus ” quando deixamos que a graça do Todo-Poderoso nos capacite para cumprí-la e optamos por continuar com faculdades humanas. E olho !… mesmo que tivéssemos a melhor intensão do mundo, se somos Dele, nós nos enfrentaremos com essa “Pedra ou Rocha” que tem por alvo de frustrar planos egoístas e mostrar o quanto o Eterno não se agrada.
 
O tamanho da ” Pedra ” varía entre “uma pedrinha“,    ” uma pedra maior ” e ” uma Rocha “…Quanto maior for a sua cegueira e o tamanho da sua obra carnal , maior será a ” Pedra ” . Mas de qualquer forma, lembra que a única finalidade dela é frustrar TODO PROJETO, SONHOS OU PLANOS que não vem de Deus.
 
Mas não fique triste com isso filho, porque essa ” Pedra ” se tornará o elemento para lhe colocar no reto caminho. Quando Deus matou Uza ao tocar a Arca , quando os bois tropeçaram, gerou em Daví dois sentimentos poderosos :
 
1- Tristeza (vindo de Deus para gerar arrependimento)
 
2- Temor
 
(2Sam6:8) Desgostou- se Davi, porque o SENHOR irrompera contra Uzá…9. Temeu Davi ao SENHOR, naquele dia..
 
UMA ATITUDE PARA HOJE:
 
Pense e analise parte da sua vida. Podes identificar  ”Pedras ” que não são diabo ? Só o Espírito pode Lhe mostrar e convencê-lo (a) a interromper o seu “sonho”  com essa reflexão. Que o TEMOR do Eterno desça sobre todos nós! Amem.
 
 
- Pr Chris Durán

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Presença de Deus é sinônimo de certeza, constância e poder


adoração“E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” (Mt 28.20)
 
O hino Divino Companheiro diz: “Fica Senhor já se faz tarde; tens meu coração para pousar. Faz em mim morada permanente; fica Senhor, fica Senhor, meu Salvador”. 
 
Hoje, não precisamos pedir “fica conosco”, pois o Senhor já está conosco de forma definitiva e permanente. Ele habita no coração de cada crente. Todo crente é santuário do Espírito Santo.
 
A promessa de hoje nos traz três certezas preciosas. Primeira, a certeza da sua presença: Eis que estou convosco. O seu nome é Emanuel, que significa Deus conosco. Ele está dentro de nós e ao nosso lado por meio do Espírito Santo. Jamais poderemos nos ausentar da sua presença. 
 
Segunda, a constância da sua presença: até a consumação dos séculos. Ele está conosco desde a sua primeira vinda e até a sua segunda vinda, perpetuamente. A sua presença é a certeza de que a bondade e a misericórdia do Senhor seguirão todos os dias da nossa vida. 
 
Terceira, o poder da sua presença. Há pessoas que impactam o lugar. Jesus está conosco e a sua presença significa identidade, segurança, coragem e capacitação. Desfrute da presença do Senhor.
 
 
via IBP Facebook

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Um tributo à vida


Fonte: Guiame
vida - felicidadeEstou vivo. Penduro bandeirolas virtuais para alegrar o meu dia. Estou vivo. Revisto-me de poeta. Quero compor um hino. Estou vivo. Faço um banquete da mesa posta. Quero festejar cada um dos próximos 365 dias com se fossem, todos, o dia do meu aniversário. Quero ter o poder de, soberanamente, decretar feriado qualquer dia. Estou vivo.
 
O que amo na vida? O imponderável. Para mim, viver é dançar na beira de abismos. Adoro desafiar despenhadeiros. O futuro, feito corda bamba, me excita. Choro ao esperar o tiro na largada da maratona – como fascina não saber se vou terminá-la. Fico deliciosamente nervoso de saber que nunca me antecipo às notícias que o telefone traz quando se intromete no meu sono. Como descrever o medinho infundado que antecede os exames laboratoriais?  Não há como. Ele provoca outro frio na barriga: pensar que este medinho um dia vai se transformar no grande pavor. Creio que lutarei com bravura quando tiver de enfrentar a dama da foice, que se esforçará para me sequestrar rumo ao improvável horizonte. Como é bom dizer que cada dia é suficiente em seu próprio mal. Não pretendo fugir de mim mesmo ou dos becos em que me meti. No cenário mais cruel ainda posso renascer das cinzas.
 
O que amo na vida? Gente. Gosto da diversidade humana. A sempre inédita íris dos olhos é mágica. No olhar se escondem encantos e degradações. Em cada um de nós vivem os diferentes personagens que povoam a terra. Somos possuídos por depravados e santos. Nossa complexidade preencheria páginas, capítulos, tomos inteiros. As muitas versões que nos habitam conhecem os segredos de Pandora e simpatizam com a sordidez de Lúcifer. Todos são essenciais e todos participam do teatro existencial. Não fossem os porões macabros da ambiguidade de homens e de mulheres não haveria enredo para Shakespeare, Dante, Eça de Queiroz ou Machado de Assis.
 
Para escrever, eu igualmente preciso deles. Mas, minhas pupilas também são policromáticas. Meus olhos multicoloridos captam as réstias da luz divina que sobram em meio à sordidez humana. Gosto de ler biografias. Com elas vejo a complexidade da alma e construo um panteão de princesas e príncipes. O encanto existe. Me familiarizo com suas histórias e me curvo: o legado que deixaram me ajuda a reconhecer a insignificância dos castelos de areia que moldei na maré baixa. Desaprendo a vaidade e murcho meu ego depois de caminhar ao lado de gente como Priscila e Áquila, Francisco de Assis, Mahatma Ghandi, Nelson Mandela, Martin Luther King e Madre Tereza de Calcutá. Estes nunca se contentaram com as cercas altas ou com os apertados quintais onde nasceram.
 
O que amo na vida? A singeleza das crianças que beijam roçando o nariz duas vezes; o altruísmo de quem abriga a prostituta doente; o empenho do enfermeiro no plantão gratuito ao lado de um moribundo; a resiliência da mulher lavando o marido com Alzheimer; a doçura da filha empurrando a cadeira de rodas da mãe enquanto passeiam pelo parque.
 
O que amo na vida? Sua formosura sutil. Gosto de meditar. Mirar peixes coloridos no baile em câmara lenta do ribeiro. Ler. Ouvir o tamborilar preguiçoso da chuva fina. Pensar em Deus. O momento breve em que a noite engole o sol e some com o dia. Me sentir acorrentado na frente de um Van Gogh. Recitar Vinicius. Fechar os olhos e deixar que Bach me possua por inteiro. Textos pungentes. A melancolia da bossa nova do Jobim. A nostalgia do fado português. Estradas bucólicas.
 
Estou vivo! Ainda hoje brindarei a vida com um cálice de Merlot chileno. Degustarei D. H. Lawrence. Quero dormir abraçado com a amada de minha mocidade. Não esquecerei de cochichar para Deus: Muito Obrigado.
 
Soli Deo Gloria
 
 
- Ricardo Gondim

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ouse pedir socorro


Fonte: Guiame
socorro - ajudaDois homens entraram numa igreja, buscando um sinal de Deus. O primeiro buscava o sinal dentro de si mesmo. Por isso, orou assim:
 
- Deus, obrigado porque eu tenho uma vida satisfatória, porque tenho conseguido vencer as batalhas de minha história, porque apesar de tudo o que me aconteceu, eu consegui superar e hoje me sinto seguro e realizado. Obrigado porque tenho me controlado diante das tentações, tenho me mantido fiel aos meus princípios e valores, mesmo diante das mais adversas circunstâncias. Obrigado porque tenho tido a oportunidade de servi-lo e abençoar a outros através da minha vida e isso me enche de significado. Obrigado por minha família, por meus filhos, que são tementes ao Senhor, e por meu casamento que é um exemplo na igreja onde exerço meus dons ministeriais. Antes de terminar, peço por todos aqueles que não conseguem desfrutar de uma vida bem sucedida e com significado, como a minha, peço que o Senhor abra seus olhos para que descubram onde estão errando e consigam vencer também.
 
O segundo buscava um sinal que o pudesse salvar de si mesmo. Por isso, orou assim:
 
- Pai, tem misericórdia de mim, porque não consigo fazer o bem que quero, mas acabo fazendo o mal que não quero, sou fraco, minha vontade é como uma fumaça, não se sustenta. Eu tento, mas não consigo. Pai, meu cansaço é extremo, já não tenho forças diante das circunstâncias, estou cansado e sobrecarregado, preciso entregar-lhe minha carga, preciso de um fardo leve. Perdoa-me, porque eu sou uma pessoa igual aos demais de minha geração, temos lábios e mãos impuros. Ajuda-me na minha falta de fé, eu não o sinto e desconfio de que nem me ouves, minha alma se abate com facilidade, especialmente quando vejo algumas pessoas prosperarem ao meu redor e parece que o meu tempo nunca chega, eu invejo aqueles que se dão bem fazendo o que é errado. Pai, por que me abandonas? Até o Senhor me vira as costas? Perdoa-me, Pai, porque sou um pecador. Socorra-me, Pai, porque já não tenho forças.
 
Quando Jesus contou uma história parecida com esta, disse que quem pede socorro é que é ouvido.
 
 
- Alexandre Robles
 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A Casa do Pai

Ele estava na Casa do Pai, mas desejou sair pra rua. No início era tudo belo, esplêndido e maravilhoso (entre...
A Casa do PaiA Casa do Pai
Ele estava na Casa do Pai, mas desejou sair pra rua. No início era tudo belo, esplêndido e maravilhoso (entre aspas). Acontece que depois de um tempinho, ele sofreu muito lá fora ao passar por incontáveis humilhações, injustiças sociais, frio e até fome, o que angustiava deveras a sua alma.
“A Casa do Pai”, a “Casa do Pai”, o seu espírito o exprimia por dentro. Seu coração no entanto, orgulhoso, abafava os gemidos inexprimíveis de seu espírito. Resultado: mais sofrimento, amplitude de dor e tristeza. Para não morrer de fome teve que comer parte da comida dos porcos!… (eca)!!!
De repente, sua história está muito parecida com esta. Há dinheiro à vontade, prazeres, jogos, mulheres. Troca de carro todo início de mês; roupas de melhores grifs, etc. Bebidas e piadas não faltam na mesinha do bar. Contudo,a continuar assim, sua fome e sede espiritual nunca serão abastecidos.
Desculpe, não quero ofendê-lo, somente orientá-lo à luz da Palavra de Deus! falo com propriedade, pois um dia eu estava desorientado, mas resolvi ouvir conselhos de meus pastores para me reencontrar na vida!! Talvez você não vá passar fome, nem frio, nem humilhações como o filho pródigo desta parábola, talvez!… Outra coisa, porém você sabe: o vazio espiritual é muito depressivo, só o orgulho para disfarçar a tristeza com os “amigos” do álcool.
Neste lugar ai não tem comida espiritual, nem bebida espiritual, nem cobertura espiritual!!
Não é este o seu lugar, você sabe. Seu espírito diz: “isso não é vida pra mim”. Seja livre!
“Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl. 1:1).
No final, o filho pródigo já não passava de um trapo velho!! Não aguentando tanta opressão que somente o orgulho lhe oferecia, decidiu voltar para a casa de seu pai. Ao menos lá iria comer de verdade e teria até um colchão e roupa de frio. Ufa só isso já seria o melhor da vida dele. Mas, o seu Pai o surpreendeu com muito mais além daquilo que ele poderia imaginar! Afinal, naquela família houve grande alegria e uma festa sem igual, porque um filho que se havia perdido havia voltado para a Casa do Pai!
O filho pródigo saiu, sofreu em abundância, MAS se arrependeu e voltou-se para o seu pai!
Volte! A Casa do Pai tem portas abertas, amigos e irmãos de verdade! Mesmo depois de muito tempo, seja bem vindo à Casa do Pai novamente!! Haverá uma grande alegria por isso!!!!!!!
CONCLUSÃO
Amados, a história do filho pródigo tem situação triste, mas foi um final feliz!
Pior que a história do filho pródigo, porém, é a nova história do filho camaleão. Aquela história em que não precisa sair da Casa do Pai para se perder, pois há muitos perdidos dentro de nossas igrejas. Este assunto, porém, vamos deixar para aprofundar um pouco mais no domingo que vem… combinado??
REFLEXÃO
Você sabe que errou? Ok, ok… Mas, lembre-se: nunca é tarde para Jesus perdoar!
Ouvir a música; http://www.youtube.com/watch?v=58q4em12gxA
Até uma próxima!
aconselhamentos: claudinho.adore@hotamail.com

domingo, 22 de setembro de 2013

Deus quer o homem no leme!

A mulher tem mais capacidade de olhar em volta, ver o todo e desenvolver a sensibilidade para aconselhar. A mulher pode dirigir tudo, mas o lugar dela não é com o leme

Fonte: Guiame
homem no lemeA escritora e ex-atriz Maria Mariana em entrevista a Revista Época, afirmou categoricamente que homens e mulheres possuem funções e habilidades diferentes. “Segundo a escritora, homem e mulher estão no mesmo barco, no mesmo mar. Há ondas, tempestades, maremotos. Alguém precisa estar com o leme na mão. Os dois, não dá. Deus preparou o homem para estar com o leme na mão. Porque ele é mais forte, tem raciocínio mais frio. A mulher tem mais capacidade de olhar em volta, ver o todo e desenvolver a sensibilidade para aconselhar. A mulher pode dirigir tudo, mas o lugar dela não é com o leme.”
 
A afirmação de Maria Mariano causou um enorme rebuliço entre as feministas, até porque, ao assegurar que o homem é quem deve ter o leme nas mãos, a ex-atriz e escritora, segundo as adeptas do feminismo, cometeu um irreparável desatino. Entretanto, ainda que o grupo em questão discorde do que foi afirmado, a Bíblia é clara em afiançar que perante Deus, homens e mulheres são iguais, tendo contudo, funções diferentes, sendo que a função masculina é de ter o "leme nas mãos."
 
Concordo com Maria Mariana de que o homem deve conduzir o barco. E ao fazê-lo não o faço com o pressuposto de que o macho deve governar sua casa com mão de ferro, impondo suas vontades e caprichos de modo despótico e ditatorial. O modelo de liderança na família em muito diverge do machismo reinante em nossa sociedade, até porque, aos olhos de Deus, marido e mulher são parceiros na construção salutar de relacionamentos cujos vínculos afetivos têm por características principais o amor, a consideração e o respeito.
 
Isto posto, afirmo que marido e mulher devem "navegar" juntos, entendendo que o fato do homem ter o leme nas mãos não o torna superior a esposa, até porque, para que a embarcação chegue segura ao seu destino é absolutamente necessário que cada um exerça sua função com dedicação, afeto e responsabilidade.
 
Pense nisso!
 
 
- Renato Vargens

sábado, 21 de setembro de 2013

O desespero de esperar o que só traz desesperança


Fonte: Guiame
esperarMuitas pessoas não esperam, apenas se desesperam. Outras esperam sem esperança. Outras ainda esperam contra a esperança. 
 
Talvez você esteja vivendo o drama do desespero sem esperança. É a saúde abalada, o casamento em crise, as finanças em colapso.
 
Talvez você não tem encontrado nenhum alicerce firme para colocar seus pés. Sente-se num charco lodacento. 
 
Não entregue os pontos, não jogue a toalha, não se desespere. Espera em Deus. Reanime-se no Senhor seu Deus. 
 
Olha para cima e clame ao Senhor, pois ele é poderoso para reverter a situação. Para ele não existe causa perdida. Não se desespere, espera em Deus. Nele há esperança. Ele é a nossa esperança.
 
 
- Hernandes Dias Lopes
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Você faz parte da propriedade particular do Senhor


Fonte: Transmundial

 
propriedade particularLeitura Bíblica: Deuteronômio 26.16-19
 
Vocês serão um povo santo para o Senhor (Dt 26.19b).
 
O que impressiona no texto que lemos é que Deus escolheu e chamou o povo de Israel para ser sua propriedade particular. A condição para que aquele povo permanecesse nesse estado era a obediência aos mandamentos divinos.
 
Contudo, Israel falhou neste particular, vindo a desobedecer vergonhosamente. O bondoso Deus, porém, sempre renovava a promessa de fazer dele seu embaixador para o mundo todo.
 
Mesmo assim, quando Deus enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo para nos reconciliar com ele, o seu povo acabou rejeitando-o a ponto crucificá-lo.
 
Apesar disso, a mensagem de reconciliação foi primeiramente dirigida ao povo de Israel, mas este rejeitou também a mensagem da graça de Deus.
 
Assim, Deus chamou gente de outros povos para formar sua igreja, composta de qualquer pessoa, inclusive da nação de Israel, para constituir essa sua propriedade particular.
 
Também dentre nós aqui no Brasil Deus está chamando seguidores fiéis para compor a nação espiritual destinada à exaltação do nome do Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória.
 
Diante disso, não vamos perder de vista esse privilégio que Deus nos concede, e recebamos com alegria e prazer a tarefa que Deus tem para a sua propriedade particular.
 
Nas palavras do apóstolo Pedro, os cristãos são “geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9).
 
Se você crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, você faz parte da propriedade particular de Deus. Isso, porém, não é motivo de orgulho, mas de responsabilidade, como agente de Deus neste mundo que o ignora. – MM
 
Como sua propriedade particular, Deus quer usar-nos para divulgar seu amor.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

... e Deus foi para a periferia


Fonte: Guiame

nascimento de JesusMt 2.1-12
 
Jesus nasceu onde tinha de nascer, em Belém, conforme disse o profeta Miquéias (5.2); a Trindade cumpriu a sua palavra.
 
Uns pastores foram avisados, logo, no dia do nascimento. E houve, a sauda-lo, Simeão, e a profetisa Ana, logo, quando apresentado no Templo, no início de sua vida, e, então, o esquecimento. 
 
Depois de cerca de dois anos, uns magos foram avisados, no longínquo oriente. 
 
Eles foram avisados da forma mais estranha, por meio da descoberta de uma estrela, eles eram precursores da astronomia, numa época em que a ciência e a fé andavam juntos. 
 
Isso quer dizer que Jesus estava entre os seus, era a promessa mais esperada de todas, e estava no ostracismo. Veio para o que era seu, mas os seus sequer o notaram.
 
Depois de cerca de 2 anos Deus atraiu a atenção de magos do Oriente. 
 
Deprimente, de um lado, porque o povo que deveria estar “paparicando” o menino, nem percebeu a presença dele, mas, doutro lado, extraordinário, porque já demonstra a vocação universal do ministério do Senhor Jesus! 
 
Eles trouxeram tesouros para honrar um rei especial. Ouro para que seja um rei afortunado; perfume para ser destacado dos seus pares; e mirra para ser honrado, como um rei excelente, na sua morte.
 
Paulo disse que Deus escolheu o que não é para envergonhar o que é (1Co 1.26-29). E o Senhor escolheu uns magos, aparentemente, pagãos, do Oriente, para envergonhar os sacerdotes e escribas de Israel.
 
Eles vieram para honrar o Rei dos judeus, mas, fizeram mais, eles alertaram ao Rei Herodes e a toda a Jerusalém, sobre o nascimento daquele que eles deveriam estar adorando. Eles foram os primeiros pregadores gentios.
 
Nem os sacerdotes, nem os escribas, nem o povo de Jerusalém creu. A falsa religiosidade não o permitiu. 
 
A lógica era: Deus jamais falaria através de pagãos! A falsa religiosidade tenta aprisionar Deus, se recusando a aceitar a liberdade divina. A falsa religiosidade obscurece Deus.
 
O povo de Deus foi, também, traído pelo etnocentrismo. A lógica era: Deus tem o seu povo, por que usaria outro povo para falar, ao seu povo, sobre promessas exclusivas. A segregação obscurece a humanidade e o amor de Deus por todos.
 
Que ironia! Uma pessoa acreditou: Herodes! O único que acreditou decidiu que mataria o Messias. O amor ao poder o impeliu. 
 
A gente poderia dizer que os magos deveriam ter continuado a seguir a estrela, sem desvio. Não é tão simples, primeiro, porque parece natural que um povo saiba de seu rei, de um rei que até os céus anunciam; segundo, porque a estrela apontou para Israel, mas, só passou a precede-los depois de terem avisado as autoridades e a toda Jerusalém, e rumarem para Belém. 
 
Em Belém, a estrela adiantou-se a eles e apontou a casa, então eles a viram e se alegraram. Foram comovidos à adoração, mas, o Senhor, primeiro, os levou à proclamação.
 
Como um evento divino que mexe com o cosmos e desperta os gentios, não encontra corações sensíveis entre o seu próprio povo? 
 
Quando o fiel se torna o gabarito de Deus, Deus passa a ter que satisfazer as expectativas do fiel. Quando as expectativas do fiel passam a aferir o que é ou não de Deus, o fiel veio para o centro, e Deus foi para a periferia.
 
 
- Ariovaldo Ramos

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Hernandes Dias Lopes: "A vida do pregador é a vida da sua pregação"

Ortodoxia e piedade, um binômio inseparável

Fonte: Guiame

púlpitoOs puritanos do século dezessete diziam, com firmeza, que não podemos separar o que Deus uniu: ortodoxia e piedade, doutrina e vida; teologia e ética; credo e conduta. 
 
Hoje, não raro, vemos um abismo entre o que as pessoas falam e o que elas vivem; entre o que pregam e o que praticam.
 
O método comum de Deus é transmitir a mensagem por meio de um mensageiro, cuja vida seja coerente com a mensagem.
 
Temos exceções, é claro, como é o caso do profeta Jonas, que mesmo desmotivado, e lutando para não ter resultado positivo em sua pregação, teve o mais prodigioso resultado de sua mensagem na cidade de Nínive.
 
A vida do pregador é a vida da sua pregação. Deus requer vasos limpos, vasos de honra. Quando o pregador traja vestes sujas, Satanás coloca-se a seu lado para se lhe opor (Zc 3.1-3).
 
Que Deus nos dê zelo pela verdade e compromisso inegociável com a santidade! 
 
 
- Hernandes Dias Lopes
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Eu tenho o sonho de...


Fonte: Guiame
 
sonharNunca devemos desistir dos nossos sonhos. Devemos ter sonhos grandes, pois nosso Deus é onipotente. 
 
Devemos ter sonhos amplos, pois nosso Deus é transcendente. Devemos ter sonhos puros, pois nosso Deus é santo. 
 
Por isso, eu tenho o sonho de ver o evangelho de Cristo sendo proclamado no poder do Espírito em todas as etnias da terra. Eu tenho o sonho de ver a igreja de Cristo voltando-se para as Escrituras e buscando a santidade.
 
Eu tenho o sonho de ver nossos filhos sendo levantados como vasos de honra para levar o evangelho até aos confins da terra. Eu tenho o sonho de ver um poderoso reavivamento, levantando a igreja das cinzas e fazendo dela uma coroa de glória nas mãos do Senhor.
 
 
- Hernandes Dias Lopes
 

domingo, 15 de setembro de 2013

A Flor de Lótus (Ilustração)


"Sábio, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes.
  Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam."
 O sábio então o advertiu: "Pois viva como as flores"
Perguntou o homem:" Como é viver como as flores?"
  Pacientemente, o sábio explicou: "Aprenda com a Flor de Lótus, elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo mal cheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
  É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é inteligente permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus.  Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
  Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora; isso é viver como as flores.
(Autor desconhecido)

  Não podemos nos deixar contaminar com os erros existentes no mundo:
"Bem aventurado os limpos de coração porque eles verão a Deus." (Mat. 5.8)
  
  Devemos sim, influenciar o mundo fazendo o que Jesus nos ensinou:
"Voz sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens." (Mat. 5. 13)

 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso pai, que está nos céus." (Mat. 5.16)
(Extraído) 

sábado, 14 de setembro de 2013

Num Abrir e Fechar de Olhos

“Num momento, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão...
Num Abrir e Fechar de OlhosNum Abrir e Fechar de Olhos
“Num momento, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Co. 15:52).
Nossas pálpebras piscam mais rápido que a nossa própria imaginação. “O fim do mundo” faz parte do imaginário da humanidade nas mais diversas formas. Nossos olhos, porém são impressionantes! São a Luz de nosso corpo! O Farol de nossa alma. Os olhos precisam ser sempre saudáveis. Eles nos dão cores, vida e luz no dia e noite. Por isso piscamos. Fechamos e abrimos os olhos para lubrificá-los, limpá-los. É um momento muito rápido, abrir e fechar de olhos.
Há uma revista científica que curto muito: Super Interessante, Editora Abril, em seu artigo 19, a revista afirma que um adulto normal fecha os olhos 24 vezes por minuto. Para umidificá-los e lima-los.
As Pálpebras funcionam como se fossem limpadores de pára-brisa. Uma piscada dura apenas alguns décimos de segundo, e esse tempo bem como a freqüência das piscadas variam de acordo com o estado geral e com o humor de cada pessoa. Com muito cansaço, por exemplo, pisca-se cerca de quarenta vezes por minuto.
Estudos recentes indicam, por análise de eletroencefalogramas, que o cérebro “desliga” o olho cerca de 50 milésimos de segundo antes de cada piscada. Isso seria uma forma de economizar o olho, pois este, durante a piscada, não seria mesmo capaz de passar nenhuma informação visual ao cérebro. Somando-se o tempo de “desligamento” do olho relativo a uma freqüência de 24 piscadas por minuto, chega-se ao total de 1,2 segundo de cegueira por minutos, o que corresponde, numa vida de 70 anos, a aproximadamente 21 dias sem enxergar.
A Bíblia diz que todo o olho verá Jesus vindo sobre as nuvens para reinar. (Ap. 1:7), num abrir e fechar de olhos. Gosto de levar essa pregação comigo. Lembro-me de uma vez em que pregava numa cidade do interior de Goiás, no Brasil, numa praça de Luziânia. Era uma noite de sábado, um pouco fria, porém iluminada e alegre. Havia muitos jovens ao redor daquela praça. Muitas pessoas sentaram para ouvir e outras continuavam passeando, comendo, comprando e passeando pela feira daquela praça. Deus me levou a falar da volta de Jesus na terra. Foi quando comecei a rascunhar sobre o piscar de olhos. E foi sobre isso que preguei.
Às vezes costumamos relacionar o fim do mundo com a volta de Jesus. Contudo, antes desse episódio chamado FIM, a humanidade experimentará e verá com seus olhos outros eventos acontecendo no céu e na terra, como o *arrebatamento (subida daqueles que creram nas profecias bíblicas) e a grande tribulação na terra, infelizmente para aqueles outros que ficarem.
Vamos aprofundar o roteiro desse ensino num futuro artigo porque hoje vamos prender nossa atenção na velocidade de uma piscada, o momento em Jesus retornará em nuvens com júbilo e grande clamor de trombetas. Ele nos chamará pelo nome, nós o veremos e o ouviremos. Nossos olhos o verão e nós, o que estivermos vivos, seremos transformados e subiremos com Ele.JESUS SUBINDO PARA CÉU 88x120 Num Abrir e Fechar de Olhos
Certa vez pregando sobre isso num evento em praça pública, ao terminar, o que me chamou a atenção mesmo foi que algumas pessoas que ouviam de longe o ensino, me procuraram e disseram que estavam com medo, um dia o mundo iria “acabar”. Eram jovens cristãos desviados do evangelho verdadeiro, não estavam com a certeza do arrebatamento para o céu Naquele Dia…
Minha resposta foi imediata: Jesus não veio para destruir o mundo, veio para salvar o que se havia perdido. Tomem logo a atitude do reencontro com Ele. Oramos ali mesmo num momento muito festivo de reconciliação e os encaminhei para um líder de jovens de uma igreja que me apoiava. Glória a Deus!
Jesus ensinou seguinte sobre o fim do mundo em Mateus 24:
“1 E, QUANDO Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
17 E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
18 E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
23 Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
25 Eis que eu vo-lo tenho predito.
26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
28 Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
29 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
32 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
40 Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
41 Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
44 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
46 Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
48 Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
49 E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
50 Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
51 E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.”
Pois é…como podemos ver, não é novela não! A Bíblia não tá para brincadeiras!! A Vinda do Filho do Homem será a qualquer hora, a qualquer momento… Numa simples “piscada’ de tempo. Num abrir e fechar de olhos!
Vamos vigiar, né? Afinal, uma “piscada” será o tempo da distância entre a bênção e a maldição eternas.
Até mais futuros moradores do céu!!

 Claudinho Santos