sábado, 27 de agosto de 2011

Tecnologia favorece a gravação musical


Até bem pouco tempo, gravar um CD com composições próprias era uma realidade bastante distante. Muitas vezes o esforço do artista esbarrava na falta de dinheiro ou de profissionais.
Com os avanços da tecnologia e o consequente barateamento dos equipamentos de gravação, o desejo deixou de ser um sonho para se tornar uma realidade.
É o caso de Sueli Barbosa, que lançou o seu primeiro CD no início do mês. Com pouco menos de R$ 5 mil, ela contratou os serviços de um estúdio, em Ariquemes, que fez a produção e os arranjos das músicas. “Eu tinha certeza do meu potencial, mas quando eu vi o trabalho pronto fiquei surpresa, porque ficou muito lindo, sem contar com a qualidade que não deixa a desejar em nada”, confessa.
Sueli é cantora gospel e representa o segmento que revela a maior parcela de artistas em Rondônia. A explicação é bem simples. Os cantores evangélicos fazem apresentações quase que semanais e aproveitam o público que vai aos cultos para divulgar o seu trabalho e ainda comercializam os CDs.
OTIMISTA
A cantora Sueli confirma a informação e mostra otimismo quanto a sua carreira. “O objetivo com este CD não é ficar famosa, mas fazer com que ele seja um canal para levar uma mensagem de paz e esperança às pessoas”, revela.
Mas a tecnologia não foi a única responsável por fazer com que o CD de Sueli ficasse com boa qualidade. Os arranjos musicais, executados em cada obra, foram realizados por profissionais da cidade, o que é mais uma surpresa. “Eu não sabia que a gente tinha essa quantidade de bons músicos aqui em Ariquemes, para mim isso é uma felicidade”, lembra.
Estúdios no município estão em expansão
A tecnologia e o preço acessível de alguns equipamentos eletrônicos também deram uma ajudinha para aumentar o número de estúdios de gravação. Só em Ariquemes existem três estabelecimentos que realizam este trabalho.  Os responsáveis pelos empreendimentos contam que também fazem a produção musical de artistas de outros municípios e Estados, o que comprova a boa qualidade das músicas que saem do interior de Rondônia.
Um dos mais antigos produtores musicais de Ariquemes, Lafaiete Ribeiro é proprietário do Estúdio L e revela que pelo menos 20 trabalhos são realizados por ano no seu estabelecimento, uma média de quase dois CDs gravados por mês.
Lafa, como é conhecido no meio musical, conta que até bem pouco tempo para se montar um bom estúdio de gravação era preciso algo próximo dos R$ 100 mil. “Os equipamentos eram muito caros”, argumenta. Hoje em dia, ele revela que é bem mais fácil adquirir os tão cobiçados equipamentos e os programas de edição. “Também ficou mais fácil contratar os músicos para fazer os arranjos”, acrescenta.
DIFERENCIAL
Sobre a qualidade das produções, Lafa explica que é necessário ter bons equipamentos, contudo o diferencial ainda é a qualidades dos músicos e do artista. “Sem bons cantores e músicos não tem estúdio que dê jeito. É preciso harmonia entre a tecnologia e os profissionais que fazem da música uma arte”.
Fonte: Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário