sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Perseverança



Perseverança
“Durante vinte e três anos a palavra do Senhor tem vindo a mim, desde o décimo terceiro ano de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje. E eu a tenho anunciado a vocês, dia após dia, mas vocês não me deram ouvidos.” Jeremias 25:3
Durante 23 anos Jeremias levantava antes do sol nascer para anunciar a palavra do Senhor.
Vinte e três anos, todos os dias, ininterruptamente, anunciando a palavra do Senhor a um povo que não dava ouvidos a ele. E pior, tentaram matá-lo. Este é um cristão maratonista.
E o próprio Jeremias nos diz como ele conseguia fazer isto. Em Lm 3:22-26 ele diz:
“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.”
Ele era perseverante na obra de Deus porque o Senhor perseverava com ele primeiramente. As misericórdias de Deus se renovavam a cada manhã sobre a vida de Jeremias. Ele recebia o renovo da parte de Deus a cada manhã, e antes de anunciar a palavra de Deus ao povo, ele a recebia da parte de Deus.
Sua esperança não estava nos homens e sim na salvação do Senhor.
Oro a Deus para que sejamos como Jeremias, cristãos perseverantes e não apenas de momentos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hospedando a Anjos




Hospedando a Anjos
Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Hebreus 13:2
Pensamento: Nossa sociedade está cada vez mais inclusiva no sentido de não ter preconceitos, de ter vários tipos de tribos, cada vez mais plural, diversa. Ao mesmo tempo ela nunca esteve tão exclusiva, seletiva.
No passado, as pessoas costumavam se conhecer pelo nome e ainda sabiam quem era o pai de quem, ou o filho de quem. Hoje muitos sequer sabem qual é o nome do seu vizinho de frente. Entramos no elevador e muitas vezes não cumprimentamos as pessoas que ali estão. Alguns não sabem nem o nome dos porteiros dos prédios onde moram.
O que dizer da hospitalidade em nossos dias? Está completamente esquecida. Receber alguém em sua casa hoje é muito difícil. Receber um estranho então é impossível.
Para o homem antigo isto era uma questão de honra. Se visse um estrangeiro na rua, que não tinha lugar para ficar, eles o acolhiam e o traziam para sua casa. Além disso davam da melhor comida e o tratavam com honra. Isto podia salvar a vida deste estrangeiro, pois dormir na rua naquela época também era muito perigoso.
Ló fez isso com dois homens. E segundo o texto de Hebreus nos diz, Ló não sabia que aqueles homens eram anjos. Ele hospedou anjos.
O termo grego para a palavra hospitalidade é philoxenia que também quer dizer amor aos estrangeiros.
Eu poderia dizer que este termo significaria: amor e acolhimento àqueles que não fazem parte do nosso círculo social.
Quão difícil é ser acolhedor em nossa sociedade hoje. Gostamos de ser bem acolhidos, mas poucos gostam de acolher as pessoas. A palavra de Deus nos direciona: Ao acolherem bem as pessoas, estarão acolhendo sem saber, a anjos.
Jesus disse: Estive preso e fostes me visitar. Tive fome e me deste de comer. E seus discípulos perguntam: Quando Senhor? Nos lembraríamos se tivéssemos feito isto.
Ao que Ele responderá: Todas as vezes que fizeram isto a qualquer dos pequeninos, vocês fizeram a mim.
Seja acolhedor. Enxergue as necessidades das pessoas. Não só as espirituais como as físicas.
Ore: Senhor Deus, meu Amado Pai, reconheço que tenho me esquecido da hospitalidade. Tenho me preocupado apenas com os meus, e deixado de lado aqueles que estão fora do meu circulo social. Te peço que perdoe e me dê um coração que seja hospitaleiro, acolhedor. Que Cristo seja o Senhor de minha vida, de maneira que eu acolha as pessoas, como se estivesse acolhendo a Jesus. Que o Teu nome seja glorificado em minha vida. Em nome de Jesus, Amém!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quem pode ser abençoado?



Quem pode ser abençoado?
“Que Deus te abençoe!” Ouvimos essa expressão várias vezes durante a semana. É comum ainda em algumas famílias que os filhos peçam a benção para seus pais ou avós. Contudo, o que é a benção de Deus? Quem pode ser abençoado?
Eu dividiria o que seria a benção de Deus em três etapas
(todas elas totalmente vinculadas à graça e misericórdia de Deus pois não merecemos nenhuma delas):
A primeira seria a benção da vida, do ar que respiramos, a benção de ter saúde, de desfrutar de uma família, da chuva, de toda a criação que Deus fez e nos colocou como gerenciadores de tudo isso. Aqui também incluiria a questão da prosperidade financeira.
No caso desta primeira benção, ela vem de Deus para qualquer um, sem distinção de cor, sexo, idade ou religião. Os cristãos não são mais abençoados do que os outros por crerem em Cristo, pelo menos não neste sentido. Os cristãos não possuem mais saúde, ou dinheiro (diferentemente do que pregam algumas igrejas), ou tem mais ar para respirar e nem vivem mais pelo fato de servir a Deus. Essa benção é para todo mundo.
A segunda parte da benção seria a salvação. Esta é apenas para aqueles que crêem. Quando cremos em Cristo, nossos olhos espirituais são abertos e passamos a ver as coisas de Deus. Deus se faz presente em nossa vida e começa a direcionar nossos passos. Esse momento da conversão talvez seja o ponto alto da vida de muitos cristãos. Porém não é a plenitude da benção de Deus.
A terceira parte, que eu chamo de A Benção de Deus, está disponível para quem a buscar, porém só é desfrutada por poucos homens. Muitos chegam até a benção da salvação, param por ali e vivem um relacionamento com Deus distante e de conveniência. Contudo, há algo muito maior do que tudo isso, que é o próprio Deus.
A maior benção que podemos ter nesta terra não é a prosperidade financeira, não é ter muitos filhos, não é ter muita sabedoria, apesar de todas essas coisas serem de fato muito boas. A melhor coisa que pode nos acontecer é termos a presença de Deus em nossa vida.
Em um certo momento Deus disse a Moisés (Êxodo 33): – Estou farto do pecado deste povo. Vou abençoar vocês. Vou fazer que entrem na terra prometida, a terra que prometi dar aos pais de vocês, que mana leite e mel. Porém não ficarei com vocês para que não os destrua!
O Senhor falava com Moisés face a face (significa que a presença de Deus estava com Moisés).
Porém Moisés respondeu diante da afirmação de Deus: – Não nos faça subir a este lugar se a tua presença não for conosco!
Este pequeno diálogo revela algo profundo demais a respeito de Moisés. Ele tinha A Benção de Deus. A presença de Deus estava com ele e isso era seu maior tesouro. De tal forma que ele diz: Eu não quero esta benção, eu não quero a terra que mana leite e mel, a terra que o Senhor nos prometeu, onde teremos paz e prosperidade, não quero nada disso se o Senhor não estiver comigo.
Muitos trocam a presença de Deus por 5 minutos de prazer. Moisés não trocava a presença de Deus por nenhum tesouro deste mundo.
A maior benção que podemos ter é caminhar ao lado do Soberado Deus. É tê-lo como amigo, como Abraão.
Esta benção é para poucos, porém aqueles que buscam a face de Deus, aqueles que estão dispostos a ouví-lo e obedecê-lo, estes terão A Benção de Deus, por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

As reclamações sobre a água no deserto




As reclamações sobre a água no deserto
Por ser um professor do ensino médio e um israelense, eu ouço todos os dias reclamações sobre a situação em Israel, sobre alguns dos problemas que surgem na lei judaica ou na lei israelense. Quando eu respondo aos meus alunos, eu sempre digo: não seja como as pessoas de Israel no deserto- não reclame e ponto- faça e mude a realidade da qual você está reclamando!
Uma das mais famosas reclamações sobre o deserto estava relacionada à falta de água e a primeira pode ser encontrada no Êxodo 17, conforme escrito:
“וַיִּסְעוּ כָּל-עֲדַת בְּנֵי-יִשְׂרָאֵל מִמִּדְבַּר-סִין, לְמַסְעֵיהֶם–עַל-פִּי יְהוָה; וַיַּחֲנוּ, בִּרְפִידִים, וְאֵין מַיִם, לִשְׁתֹּת הָעָם. וַיָּרֶב הָעָם, עִם-מֹשֶׁה, וַיֹּאמְרוּ, תְּנוּ-לָנוּ מַיִם וְנִשְׁתֶּה; וַיֹּאמֶר לָהֶם, מֹשֶׁה, מַה-תְּרִיבוּן עִמָּדִי, מַה-תְּנַסּוּן אֶת-יְהוָה. וַיִּצְמָא שָׁם הָעָם לַמַּיִם, וַיָּלֶן הָעָם עַל-מֹשֶׁה; וַיֹּאמֶר, לָמָּה זֶּה הֶעֱלִיתָנוּ מִמִּצְרַיִם, לְהָמִית אֹתִי וְאֶת-בָּנַי וְאֶת-מִקְנַי, בַּצָּמָא. וַיִּצְעַק מֹשֶׁה אֶל-יְהוָה לֵאמֹר, מָה אֶעֱשֶׂה לָעָם הַזֶּה; עוֹד מְעַט, וּסְקָלֻנִי. וַיֹּאמֶר יְהוָה אֶל-מֹשֶׁה, עֲבֹר לִפְנֵי הָעָם, וְקַח אִתְּךָ, מִזִּקְנֵי יִשְׂרָאֵל; וּמַטְּךָ, אֲשֶׁר הִכִּיתָ בּוֹ אֶת-הַיְאֹר–קַח בְּיָדְךָ, וְהָלָכְתָּ. הִנְנִי עֹמֵד לְפָנֶיךָ שָּׁם עַל-הַצּוּר, בְּחֹרֵב, וְהִכִּיתָ בַצּוּר וְיָצְאוּ מִמֶּנּוּ מַיִם, וְשָׁתָה הָעָם; וַיַּעַשׂ כֵּן מֹשֶׁה, לְעֵינֵי זִקְנֵי יִשְׂרָאֵל. וַיִּקְרָא שֵׁם הַמָּקוֹם, מַסָּה וּמְרִיבָה: עַל-רִיב בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וְעַל נַסֹּתָם אֶת-יְהוָה לֵאמֹר, הֲיֵשׁ יְהוָה בְּקִרְבֵּנוּ, אִם-אָיִן”
“Toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR. E acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. Então contendeu o povo com Moisés, e disse: “Dá-nos água para beber”. E Moisés lhes disse: “Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?” Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse:
“Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?” E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: “Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará”. Então disse o SENHOR a Moisés: “Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá.” E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: “Está o SENHOR no meio de nós, ou não?”(Êxodo 17:1-7)
Quando o povo de Israel saiu do Egito, eles o seguiram, provavelmente devido aos milagres que ele fez com a ajuda de D’us. Naquele momento, os israelitas já tinham atravessado o Mar Vermelho, mas não tinham recebido a Torá e os Dez Mandamentos de D’us no Êxodo 20. Talvez eles acreditavam em D’us conforme escrito no final do capítulo 14 (Êxodo 14:31), mas não demonstraram seu comprometimento à D’us, devido à falta de uma aliança.
Eu quero sugerir aqui que a falta de água causou a eles não somente problemas físicos, mas também um problema espiritual. Na Bíblia Hebraica, Isaías em suas palavras sobre o futuro, disse:
“לֹא-יָרֵעוּ וְלֹא-יַשְׁחִיתוּ, בְּכָל-הַר קָדְשִׁי: כִּי-מָלְאָה הָאָרֶץ, דֵּעָה אֶת-יְהוָה, כַּמַּיִם,לַיָּם מְכַסִּים.”
“Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.”(Isaías 11:9)
Onde há água há a crença em D’us. Quando eles perderam a água no deserto, eles julgaram D’us de acordo com as palavras acima.
Nós verificaremos estas reclamações sobre a água em Números 20: 1-13, conforme escrito:
” וַיָּבֹאוּ בְנֵי-יִשְׂרָאֵל כָּל-הָעֵדָה מִדְבַּר-צִן, בַּחֹדֶשׁ הָרִאשׁוֹן, וַיֵּשֶׁב הָעָם, בְּקָדֵשׁ; וַתָּמָת שָׁם מִרְיָם, וַתִּקָּבֵר שָׁם. וְלֹא-הָיָה מַיִם, לָעֵדָה; וַיִּקָּהֲלוּ, עַל-מֹשֶׁה וְעַל-אַהֲרֹן. וַיָּרֶב הָעָם, עִם-מֹשֶׁה; וַיֹּאמְרוּ לֵאמֹר, וְלוּ גָוַעְנוּ בִּגְוַע אַחֵינוּ לִפְנֵי יְהוָה. וְלָמָה הֲבֵאתֶם אֶת-קְהַל יְהוָה, אֶל-הַמִּדְבָּר הַזֶּה, לָמוּת שָׁם, אֲנַחְנוּ וּבְעִירֵנוּ. וְלָמָה הֶעֱלִיתֻנוּ, מִמִּצְרַיִם, לְהָבִיא אֹתָנוּ, אֶל-הַמָּקוֹם הָרָע הַזֶּה: לֹא מְקוֹם זֶרַע, וּתְאֵנָה וְגֶפֶן וְרִמּוֹן, וּמַיִם אַיִן, לִשְׁתּוֹת. וַיָּבֹא מֹשֶׁה וְאַהֲרֹן מִפְּנֵי הַקָּהָל, אֶל-פֶּתַח אֹהֶל מוֹעֵד, וַיִּפְּלוּ, עַל-פְּנֵיהֶם; וַיֵּרָא כְבוֹד-יְהוָה, אֲלֵיהֶם. וַיְדַבֵּר יְהוָה, אֶל-מֹשֶׁה לֵּאמֹר. קַח אֶת-הַמַּטֶּה, וְהַקְהֵל אֶת-הָעֵדָה אַתָּה וְאַהֲרֹן אָחִיךָ, וְדִבַּרְתֶּם אֶל-הַסֶּלַע לְעֵינֵיהֶם, וְנָתַן מֵימָיו; וְהוֹצֵאתָ לָהֶם מַיִם מִן-הַסֶּלַע, וְהִשְׁקִיתָ אֶת-הָעֵדָה וְאֶת-בְּעִירָם. וַיִּקַּח מֹשֶׁה אֶת-הַמַּטֶּה, מִלִּפְנֵי יְהוָה, כַּאֲשֶׁר, צִוָּהוּ. וַיַּקְהִלוּ מֹשֶׁה וְאַהֲרֹן, אֶת-הַקָּהָל–אֶל-פְּנֵי הַסָּלַע; וַיֹּאמֶר לָהֶם, שִׁמְעוּ-נָא הַמֹּרִים–הֲמִן-הַסֶּלַע הַזֶּה, נוֹצִיא לָכֶם מָיִם. וַיָּרֶם מֹשֶׁה אֶת-יָדוֹ, וַיַּךְ אֶת-הַסֶּלַע בְּמַטֵּהוּ–פַּעֲמָיִם; וַיֵּצְאוּ מַיִם רַבִּים, וַתֵּשְׁתְּ הָעֵדָה וּבְעִירָם. וַיֹּאמֶר יְהוָה, אֶל-מֹשֶׁה וְאֶל-אַהֲרֹן, יַעַן לֹא-הֶאֱמַנְתֶּם בִּי, לְהַקְדִּישֵׁנִי לְעֵינֵי בְּנֵי יִשְׂרָאֵל–לָכֵן, לֹא תָבִיאוּ אֶת-הַקָּהָל הַזֶּה, אֶל-הָאָרֶץ, אֲשֶׁר-נָתַתִּי לָהֶם. הֵמָּה מֵי מְרִיבָה, אֲשֶׁר-רָבוּ בְנֵי-יִשְׂרָאֵל אֶת-יְהוָה; וַיִּקָּדֵשׁ, בָּם”
“Chegando os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades; e Miriã morreu ali, e ali foi sepultada. E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão. E o povo contendeu com Moisés, dizendo: “Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o SENHOR! E por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais? E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? Lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.”
Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do SENHOR lhes apareceu. E o SENHOR falou a Moisés dizendo: “Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais”. Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: “Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?”
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: “Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado”. Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e se santificou neles.”
A falta de água aqui criou uma nova realidade para Moisés- de um líder que é seguro e confiante para um líder que precisa de ajuda de D’us para resolver o problema de seu povo que já disse “Sim” – quando D’us pediu a eles que fossem seu povo. Quando Moisés não percebeu que ele era um de seu povo que disse “Sim”, ele ganhou água, mas perdeu a oportunidade de entrar na Terra Prometida.
Principais expressões da postagem + transcrição + tradução
Hebraico Transcrição Tradução
מַיִם mayim Água
לִשְׁתֹּת lishtōt Beber
הַצּוּר hatsûr A rocha
עַל ‘al em, acima
דֵּעָה dē’āh conhecimento
מִרְיָם miryam Miriã
הַסֶּלַע Hassela’ A rocha
Contato da eTeacher

domingo, 26 de agosto de 2012

Apostasia – O declínio da fé



O declínio da fé
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”. – (I Timóteo 4:1-5)
I.      DEFINIÇÃO DE APOSTASIA: A palavra apostasia deriva-se do seguinte termo grego: (απόστασις – apóstasis). Cujo sentido nos perpassa as seguintes conotações: abandono da fé outrora professada, profanação do sagrado dantes venerado, e rebeldia contumaz aos valores espirituais. Em fim, é uma forma de deserção dissidente. Convém salientar que não se trata meramente de um simples afastamento de convívio ou distanciamento dos compromissos. Em suma, a apostasia é uma resignação abdicada e resoluta da graça divina.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           II.    ASPECTOS DA APOSTASIA: Segundo alguns teólogos, existem dois aspectos distintos da apostasia, os quais são relacionados como: “Discrepância teológica e desvio moral”. Vejamos:
 A.    A apostasia teológica: É a rejeição total ou parcial da sã doutrina, por meio de deturpações levianas e divergências inconsequentes aos ensinamentos sagrados.
  •   Texto Bíblico: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. (2 Tm 4:3 – 4).
  • Passagens bíblicas sobre apostasia teológica: (I Tm4. 1; 2 Tm4.3; II Pe 2:1-3; II Pe 3.16, Jd 17-19 ).
B.     A apostasia moral: É a hipocrisia instaurada no coração de determinados indivíduos que professam por meio de suas palavras que crê em Deus, no entanto o nega com suas obras. Apostatar moralmente é desviar-se do caminho ou caminhar desleixadamente.
  •  Texto Bíblico: “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra”. (Tt 1:16).
  • Passagens bíblicas sobre a apostasia moral: (Is 29.13; Mt 23. 25-28; Rm 6.15-23; 8. 6-13; II Pe 2.22).

III.      CONSIDERAÇÕES DA APOSTASIA:
A.    FATORES QUE PROMOVEM A APOSTASIA NO MUNDO:

1 -Consequências dos últimos tempos:
“Ora, o espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé,” (I Tm 4.1a).
2 - Influencia maligna no mundo:
 “… por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”. (I Tm 4.1b).
3 - Hipocrisia de homens que ensinam mentiras. (I Tm 4.2).
“Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada” (I Tm 4:2).
4 – Coração perverso e incrédulo:
“Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo”. (Hb 13.2).
5 – Aumento da iniquidade que esfria o amor:
“por se multiplicar a iniquidade no mundo o amor de muitos se esfriará” (Mt 24.12).
6 – Falsas ciências ou contradições do saber:
“ Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando as conversas vãs e profanas e as oposições da falsamente  chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviaram da fé”.(I Tm 6.20,21).

B.     MOTIVOS QUE INDUZ ALGUNS A APOSTATAREM DA FÉ:
  1.  Ausência de conhecimento: (Os 4.6);
  2. Falta de firmeza: (II Pe 3. 17,18);
  3. Más companhias: (I Co 15.33);
  4. Consciência cauterizada. (I Tm 4.2b).
  5. Abando do primeiro amor: (Ap 2.4-5);
  6. Avareza que provoca o desvio da fé: (I Tm 6.9-10; II Pe 2.1-3);
  7. Torpes ganâncias: (Tt 1.11);
  8. Soberba que corrompe o entendimento: (I Tm 6. 3-5);
  9. Vaidades de pensamentos e dureza de coração: (Ef 4.17-19);
  10. Resistência à verdade: (II Tm 3.8);
  11. Amor ao presente século: (II Tm 4.10).
 C.    CONSEQUÊNCIAS DA APOSTASIA:
  1.  Naufrágio na fé e corrupção: (I Tm 1.19; Jd 10);
  2. Decadência e perca da graça: (Gl 5.4);
  3. Perecerão no engano: (II Ts 2. 10);
  4. Abandono total da parte de Deus: (Mt 7.22-23);
  5. Serão entregues a satanás para castigo: (I Tm 1.18-20);
  6. Sofrerão severa punição: (Ap 22.18,19);
  7. Trevas eternas: (Jd 10-13; II Pe 2.17);
  8. Juízo Divino: (Jd 14-16);
  9. Segunda morte: (Ap 21.8);
  10. Condenação e destruição: (II Pe 2.12).
D. COMO DEVEMOS REAGIR DIANTE DAS APOSTASIAS?
  1. Devemos permanecer firme no que aprendemos: (II Tm 3.14).
  2. Devemos examinar a nossa fé: (II Cr 13.5);
  3. Devemos resistir firmes na fé: (I Pe 5. 9);
  4. Devemos perseverar na verdade até o fim: (Mt 24.13);
  5. Devemos viver sobriamente: ( II Tm 4. 1-5);
  6. Devemos fugir das apostasias: ( Jr 51.45; Ap 18.4);
  7. Devemos cuidar da sã doutrina: (I Tm 4.15,16; II Ts 2.15);
  8. Devemos combater firme o bom combate: (I Tm 1.18);
  9. Devemos manter a fé e a boa consciência (I Tm 1.19, I Tm 1.5);
  10. Devemos ensinar somente o que convém a sã doutrina (Tt  2.1).
E. COMO DEVEMOS REAGIR DIANTE DOS APOSTATAS?
  1. Devemos tentar cala-los (Tt 1. 10,11);
  2. Admoesta-los a não ensinar outras doutrinas: (I Tm 1.3,4);
  3. Reaprendê-los severamente: (Tt 1.13);
  4. Evita-lo depois de exorta-lo e admoesta-lo. (Tt 3.10,11);
  5. Não prestar-lhes atenção: (Tt 1.14);
  6. Precisamos nos guardar dos tais (II Tm .15);
  7. Evitar participar da comunhão com os tais: (Ef 5.11,12);
  8. Afastar-se dos mesmos: (Rm 16.17; II Ts 3.6; I Tm 6. 3-5; II Tm 3.5);
  9. Não devemos recebê-los, nem muito menos os saudá-los ( II Jo 1.10,11);
  10. Não devemos nos associar com os mesmos: (II Ts 3.14; I Co 5. 11-13).
Apostasia é uma realidade instaurada no mundo por meio das forças antagônicas. E, lamentavelmente intensificada no decorrer dos tempos através dos corações pérfidos que visam às vãs jactâncias da ostentação humana, ignorando por vez, a revelação divina como manual de vida e segurança eterna. Jesus prevendo tal degradação nos deixou a seguinte incógnita: “… Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?”. (Lc 18.8b).

sábado, 25 de agosto de 2012

Vida com alicerce




Vida com alicerce
Jesus pergunta: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lc 6:46). Encontramos a expressão “Senhor, Senhor” mais quatro vezes nos evangelhos, duas em Mateus 7 falando dos que profetizam, expulsam demônios e fazem maravilhas em nome de Jesus. Desses Jesus diz: “Nunca os conheci”. As virgens insensatas também clamam “Senhor, Senhor”, ao descobrirem que ficaram do lado de fora e não podem seguir o Noivo. São os falsos crentes, sem o azeite que representa o Espírito Santo. E no capítulo 13 de Lucas um pai de família fecha a porta sem dar ouvidos aos que do lado de fora clamam: “Senhor, Senhor”.
Em 2 Tessalonicenses 2:10 ao 12 vemos os “que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça” (2 Ts 2:10-12). Estes são os deixados para trás após o arrebatamento da Igreja, por professarem ser cristãos sem nunca o terem sido. É a cristandade apóstata, a “Grande Meretriz” de Apocalipse, que crerá na mentira do anticristo. São os que escutam o evangelho, porém rejeitam “o amor à verdade”.
Ter amor à verdade é amar aquilo que Jesus falou, mas isto não se restringe às palavras de Jesus nos evangelhos. A rigor, a Bíblia toda é a Palavra de Deus, e as cartas dos apóstolos são as instruções diretas dadas à Igreja. Paulo afirmou: “O que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor” (1 Co 14:37). Muitos cristãos hoje sentem aversão ao que Paulo escreveu. Eles leem os fundamentos deixados pelos apóstolos como se fossem opiniões pessoais ou velhos costumes orientais. Não percebem que eles são o alicerce do cristianismo, e Cristo a “pedra angular”.
Jesus avisa: “Aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa” (Lc 6:49). Mas os que creem em Cristo são “membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito” (Ef 2:19-22). É este o seu alicerce?
Autor: Mario Persona
Fonte: O evangelho em 3 minutos 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O que faremos com o Cristo ressuscitado?




Texto: I Coríntios 15:12-21
O que faremos com o Cristo ressuscitado?
I. Falemos dele. V.12-14a – “Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns de entre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação …”
O que faremos com o Cristo ressuscitado?
II. Vivamos uma Fé Genuína. V.14b – “…e também é vã a vossa fé”
O que faremos com o Cristo ressuscitado?
III. Sejamos verdadeiras Testemunhas. V.15-16 – “E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.”
O que faremos com o Cristo ressuscitado?
IV. Experimentemos a liberdade das Ataduras do Pecado. V.17: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”
O que faremos com o Cristo ressuscitado?
V. Revivamos constantemente a Esperança da sua Ressurreição. V.18-21 – “E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.”
Conclusão: O que faremos com o Cristo ressuscitado?
1. Falemos dele.
2. Vivamos uma Fé Genuína.
3. Sejamos verdadeiras Testemunhas.
4. Experimentemos a liberdade das Ataduras do Pecado
5. Revivamos constantemente a Esperança da sua Ressurreição.
Pr. Aldenir Araújo

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Autoexame




Autoexame
Texto: I Coríntios 11:28
Introdução: É importante celebrarmos a Ceia do Senhor corretamente. Os irmãos de Corinto não estavam celebrando a ceia do Senhor corretamente e sua reunião estava fazendo mais mal do que bem. V. 17.
Eles haviam ligado a Ceia do Senhor a uma festa de amor. Foi um momento de doce comunhão e partilha. Cada família trazia comida e os ricos partilhavam com os pobres. Do alimento provido, o pão e o vinho para a Ceia do Senhor era fornecido.
Tudo isso funcionou muito bem até que o pecado começou a exercer sua influência e algumas coisas muito desagradáveis aconteceram. Aqueles que tinham mais comida começaram a desprezar e negligenciar os pobres. A congregação foi dividida em grupinhos e cada um só comia com aqueles que estavam “em” com eles. Alguns passavam fome e outros ficavam bêbados.
O apóstolo Paulo diz que, nestas circunstâncias, seria impossível adequadamente observar a Ceia do Senhor e que seria melhor nem tentar. Ele convida-os a examinar a si mesmos para que eles pudessem participar de maneira correta.
Nós podemos não estar pecando da mesma forma que eles pecaram, mas continua sendo um bom conselho examinar a nós mesmos e não necessariamente apenas na mesa do Senhor.
Algumas reflexões sobre o autoexame:
I. Por que devemos examinar a nós mesmos?
A. Por que examinar a si mesmo em tudo?
1. Afinal, não é mais fácil julgar alguém?
2. Porque nós não podemos ajudar a nós mesmos, a menos que estejamos cientes dos problemas que enfrentamos.
3. Porque Deus nos julgará e Ele conhece até mesmo os nossos corações.
4. Não podemos julgar o coração de ninguém. Conhecemos apenas o nosso.
B. A Escritura diz que Deus irá julgar-nos se não limparmos nossas próprias vidas.
1. Os cristãos de Corinto estavam doentes e fracos por causa de seu abuso. I Coríntios 11:30-32
2. Deus usou meios drásticos para lidar com eles, mas era para seu próprio bem. Disciplina.
3. Deus deu-nos da mesa do Senhor como um meio de levar nossas vidas de acordo com a Sua vontade.
C. Por que examinar a nós mesmos à mesa do Senhor?
1. Não excluir alguns como algumas religiões ensinam. “… e, assim, coma”.
2. Aqui vemos uma demonstração do grande amor de Deus. Devemos nos perguntar se estamos vivendo uma vida digna do Calvário.
3. Além disso, podemos tomar consciência de algo de bom em nós, bem como ruim. Alguma habilidade ou oportunidade.
II. O que estamos procurando no autoexame? Vamos focar no positivo. O que a cruz nos ensina?
A. A disposição de sacrificar-se pelos outros:
1. Os irmãos de Corinto se fizeram indignos por causa do egoísmo.
2. Se nós egoisticamente recusamos a ajudar os outros, como podemos ajudar os desconcertados na Mesa do Senhor?
3. Se não queremos levar as cargas uns dos outros, como podemos contemplar o portador do pecado?
B. Um senso de reverência e devoção a Cristo, que exclui as reivindicações do mundo sobre nós.
1. Vir à mesa com outras coisas em nossas mentes é indigno.
2. Se preocupado com coisas mundanas, como podemos discernir Seu corpo?
3. Somente Cristo, como pensamento deve ocupar as nossas mentes.
C. Um espírito de amor e unidade.
1. Não deve haver raiva ou ódio em nossos corações.
2. Não podemos amar verdadeiramente a Deus e odiar o próximo.
3. Ao pensar no amor visto no Calvário, podemos deixar de amar os outros?
III. O que devemos fazer se o nosso autoexame revela deficiências?
A. Confessarmos os nossos pecados a Cristo:
1. Novamente, é mais fácil confessar os pecados dos outros.
2. Mas, ninguém conhece os nossos pecados como nós conhecemos. Ninguém é tão qualificado para confessá-los e não estamos qualificados para confessar os pecados dos outros.
3. Nós não podemos manter os nossos pecados em segredo diante de Deus.
4. Um médico pode curar o corpo apenas se formos a ele e dizer-lhe que estamos doentes. Jesus é o médico da alma.
B. Arrepender e pedir perdão:
1. Arrependimento não é apenas sentir pena, mas mudar o seu comportamento.
2. O pecado pode ser divertido por um tempo, mas é perigoso.
3. O arrependimento é como uma cirurgia. Dói, mas é necessário.
4. Não adianta pedir perdão se não estamos dispostos a arrepender-se.
C. Tenha a certeza, Deus vai perdoar se o arrependimento for sincero.
1. Ele fez essa promessa. I João 1:8, 9
Conclusão: O autoexame é uma parte muito importante da vida cristã. É mais necessário do que um exame físico anual. Não é apenas para os domingos na mesa do Senhor. É uma necessidade diária para o nosso bem estar espiritual. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo…”.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Como vencer o desânimo




Como vencer o desânimo
Texto: Jeremias 20:7-12
Introdução: Na sociedade que vivemos que é de mais de sete bilhões de pessoas, todos nós seres humanos passamos por circunstâncias difíceis; e desanimamos.
1. Ninguém pode dizer que jamais adoeceu, por que todos nós já adoecemos pelo menos uma vez.
2. Ninguém pode dizer que jamais se entristeceu, por que todos nós já nos entristecemos mais de uma vez.
3. Ninguém pode dizer jamais desanimei, porque todos nós alguma vez nos sentimos desanimados.
Todos nós passamos por dificuldades; no aspecto econômico, aspecto de saúde e nos desanimamos.
Assim também, na área espiritual passamos circunstancias que são difíceis, que nos desanimam.
Toda pessoa pode vencer o desânimo.
Neste texto de Jeremias 20:7-12 encontramos o segredo para vencer o desanimo.
I. Toda pessoa pode vencer o desanimo, não escutando o que outros dizem negativamente. V. 10.
A. Murmuração do grego (Gonguzo) murmúrio, murmurar, dizer algo em tom baixo. Falar entre os dentes, manifestar queixa ou desgosto por alguma coisa.
B. Jeremias 20:10 “Porque ouvi a murmuração de muitos”, esta expressão de Jeremias reflete a razão, o motivo que o levou a um estado de desanimo profundo.
C. Ilustração: a Bíblia apresenta exemplos de pessoas que não deram ouvidos ao que outros falaram de forma negativa contra eles (Davi – Golias; Bartimeu o cego, Ana mãe de Samuel, etc.).
D. Aplicação: Você e eu devemos aprender desta expressão do profeta, que nos ajuda a não dar ouvidos o que os outros falam negativamente de nós.
II. Toda pessoa pode vencer o desanimo, não esquecendo de quem o chamou. V. 9.
A. Chamar do grego (Epikaleo, Klesis) significa ser chamado pelo nome, escolhido.
B. Jeremias 20:9 “Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome…”.
1. Esta é uma magnífica expressão da luta em que se debatia a alma do profeta: por um lado, o desejo de abandonar um ministério que só lhe produzia sofrimentos; e por outro, a impossibilidade de resistir a uma compulsão interior muito mais forte que ele.
C. Ilustração: Amós: 3:8; I Coríntios 9:16. “Pois se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar; pois sobre mim pesa essa obrigação; porque aí de mim se não pregar o evangelho!”; (Moisés, Ministros, famílias, etc.).
D. Aplicação: Nós nunca devemos nos esquecer de quem nos chamou; de quem teve misericórdia de nós quando não éramos nada e nem ninguém.
III. Toda pessoa pode superar o desanimo, reconhecendo que Deus sempre lhe dará vitória. V.11.
A. Vitoria do grego. (Niké, Nikao) Conquistar, superioridade, vantagem ou triunfo que se consegue contra o oponente em uma disputa.
B. Exemplo: Jeremias 20:11 “Mas o Senhor está comigo como um poderoso guerreiro; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão; serão sobremodo envergonhados; e, porque não se houveram sabiamente, sofrerão afronta perpetua, que jamais se esquecerá”
C. Ilustração: Na Bíblia há exemplos de pessoas que conquistaram a vitória colocando toda sua confiança em Deus. Ex. Moisés, Elias, Davi, Samuel, Paulo.
D. Aplicação: Da mesma maneira, você e eu devemos colocar toda nossa confiança na obra poderosa de Cristo na Cruz do Calvário; na cruz ele obteve por nós uma vitória total.
Conclusão: Ao concluir este sermão quero mais uma vez enfatizar que toda pessoa pode superar o desanimo; não dando atenção ao que os demais digam negativamente, não se esquecendo de quem nos chamou e reconhecendo que aquele que nos chamou sempre nos dará a vitória sobre qualquer problema.
Portanto, devemos superar o desanimo como os grandes homens de Deus que também desanimaram, mas que confiaram em Deus; receberam novas forças e assim seguiram adiante lhe servindo.
Querido irmão, este é o momento de sair desse estado no qual você se encontra, somente creia, confie em Deus e Ele lhe dará vitória total.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Deus de ordem



  • Deus de ordem
    Deus não trabalha desordenadamente, Deus é um Deus de ordem e de princípios, e em toda a sua criação encontramos essa sabedoria revelando a grandeza do caráter divino, que estabelece a ordem para que haja o equilíbrio, Deus abomina a falta de ordem “Porque Deus não é Deus de confusão” (I Cor. 14:33).
    Deus sempre deu instruções exatas para a execução de seus planos e vontades, exigindo dos seus cooperadores devida ordem para que a missão não fosse de modo algum prejudicada. “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (1Co 14.40).
    A ordem gera organização, disciplina, controle, progresso, sucesso e excelência, nenhuma instituição sobrevive sem a ordem, pois a sua ausência interferem diretamente nas estruturas fundamentais do relacionamento humano provocando o caos e colapso a qualquer organização. Por essa razão Deus é absolutamente claro e extremamente enfático quando o assunto se trata de ordem, vejamos alguns casos:
    • “O candelabro de ouro puro com suas lâmpadas; as lâmpadas colocadas em ordem, e todos os seus utensílios, e o azeite para a iluminação” (Ex 39.37).
    • “Meterás, nele, a mesa e porás por ordem as coisas que estão sobre ela; também meterás, nele, o candelabro e acenderás as suas lâmpadas” (Ex 40.04).
    • “E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar e porão em ordem lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar”. (Lv 01. 7-8).
    • “Em cada sábado, Arão os porá em ordem perante o SENHOR, continuamente, da parte dos filhos de Israel, por aliança perpétua”. (Lv 24.08).
    • “Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi”. (Tt 1.5).
    • “Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.” (Cl 2.5).
    São inúmeras passagens bíblicas que relatam a importância da ordem, pois Deus sempre exigiu ordem do seu povo, encontramos essa verdade presente na edificação da arca, altar, tabernáculo, templo e na própria igreja.
    “Elias antes de clamar a Deus por fogo, restaurou o altar e o pôs em ordem e Deus o respondeu conforme o seu desejo” (I Rs 18. 30-38). Deus disse ao Rei Ezequias por intermédio do profeta Elias, “Ponha em Ordem Sua Casa” (II Rs 20.01). O Senhor requer ordem em nossa vida, casa, família e ministério, o que em você se encontra fora de ordem?
    Para que haja fogo precisamos por a lenha em ordem, Para que haja abundante colheita precisamos semear e regar com ordem.
    “A excelência glorifica a Deus e inspira as pessoas”

    Fonte: Gospel Prime

    segunda-feira, 20 de agosto de 2012

    Da alienação à reconciliação




    Da alienação à reconciliação
    Texto: 2 Coríntios 5:14-21
    Introdução: Rejeição, separação e alienação são emoções que nenhum de nós quer experimentar. Uma coisa é experimentar essas emoções com outras pessoas, mas o pior tipo de alienação é a alienação de Deus. Este sermão explica como passar da alienação à reconciliação.
    1. Há uma necessidade tremenda de que todos se reconciliem com Deus.
    A. Como resultado do pecado, toda a humanidade foi alienada de Deus.
    B. Nós éramos inimigos, ímpios, e sob a ira de Deus.
    C. É o propósito e o plano de Deus nos trazer de volta da nossa posição alienada para um relacionamento com ele.
    D. Nós nunca podemos ser o que Deus planejou até que nos reconciliemos com ele.
    2. A única maneira de se reconciliar com Deus é através da cruz de Jesus Cristo.
    A. Deus sabia de antemão que Adão ia pecar pelo que Ele escolheu nos trazer de volta da nossa posição alienada a uma posição de unidade com ele.
    B. Quando confiamos em Jesus como nosso Salvador, Ele nos coloca em um novo relacionamento com ele – “as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas”.
    3. Se “as coisas velhas já passaram”, por que nós às vezes ainda agimos da mesma maneira?
    A. Porque os nossos corpos físicos, cinco sentidos e os desejos não passaram.
    B. Isto se refere à nova posição que agora temos em Cristo.
    C. Agora nós temos o poder – através do Espírito Santo – para viver uma vida piedosa, mas ainda temos a capacidade de pecar contra Deus.
    D. A salvação é um evento único.
    E. Santificação não é um evento único, que acontece no momento da salvação, mas também é uma coisa progressiva.
    F. Como resultado de nossa nova posição em Cristo, a nossa prática e comportamento irá mudar à medida que nos submetemos ao Espírito Santo.
    4. Como Deus trouxe santidade?
    A. Ele tomou a iniciativa de preencher a lacuna pela cruz.
    B. Aquele que foi ofendido deve ser o que toma a iniciativa.
    C. Ele colocou todos os nossos pecados sobre Jesus e cancelou nossa dívida do pecado.
    5. Agora, qual é a nossa responsabilidade?
    A. Ele nos deu o ministério da reconciliação.
    B. Somos agora embaixadores de Cristo.
    Pr. Aldenir Araújo

    domingo, 19 de agosto de 2012

    Deus de ordem





  • Deus de ordem
    Deus não trabalha desordenadamente, Deus é um Deus de ordem e de princípios, e em toda a sua criação encontramos essa sabedoria revelando a grandeza do caráter divino, que estabelece a ordem para que haja o equilíbrio, Deus abomina a falta de ordem “Porque Deus não é Deus de confusão” (I Cor. 14:33).
    Deus sempre deu instruções exatas para a execução de seus planos e vontades, exigindo dos seus cooperadores devida ordem para que a missão não fosse de modo algum prejudicada. “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (1Co 14.40).
    A ordem gera organização, disciplina, controle, progresso, sucesso e excelência, nenhuma instituição sobrevive sem a ordem, pois a sua ausência interferem diretamente nas estruturas fundamentais do relacionamento humano provocando o caos e colapso a qualquer organização. Por essa razão Deus é absolutamente claro e extremamente enfático quando o assunto se trata de ordem, vejamos alguns casos:
    • “O candelabro de ouro puro com suas lâmpadas; as lâmpadas colocadas em ordem, e todos os seus utensílios, e o azeite para a iluminação” (Ex 39.37).
    • “Meterás, nele, a mesa e porás por ordem as coisas que estão sobre ela; também meterás, nele, o candelabro e acenderás as suas lâmpadas” (Ex 40.04).
    • “E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar e porão em ordem lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar”. (Lv 01. 7-8).
    • “Em cada sábado, Arão os porá em ordem perante o SENHOR, continuamente, da parte dos filhos de Israel, por aliança perpétua”. (Lv 24.08).
    • “Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi”. (Tt 1.5).
    • “Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.” (Cl 2.5).
    São inúmeras passagens bíblicas que relatam a importância da ordem, pois Deus sempre exigiu ordem do seu povo, encontramos essa verdade presente na edificação da arca, altar, tabernáculo, templo e na própria igreja.
    “Elias antes de clamar a Deus por fogo, restaurou o altar e o pôs em ordem e Deus o respondeu conforme o seu desejo” (I Rs 18. 30-38). Deus disse ao Rei Ezequias por intermédio do profeta Elias, “Ponha em Ordem Sua Casa” (II Rs 20.01). O Senhor requer ordem em nossa vida, casa, família e ministério, o que em você se encontra fora de ordem?
    Para que haja fogo precisamos por a lenha em ordem, Para que haja abundante colheita precisamos semear e regar com ordem.
    “A excelência glorifica a Deus e inspira as pessoas”

    Fonte: Gospel Prime