quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Da derrota á vitória


Da derrota á vitória
Js.8:1-7
Introdução: Existe uma expressão nas Escrituras que mostra o quando é bom provar da boa mão do Senhor sobre o seu povo; é a palavra “Ah!”, que se assemelha a uma expressão “quantas vezes quis eu”; largamente vemos isto no Livro Sagrado(são mais de 300 vezes). A esta altura; não se encaixaria outra palavra se não fosse esta: “Ah”.Ah “se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel”Graças a Deus pela busca de Josué a Deus em oração; por ele ter lhe ouvido e aceitado suas instruções. Mesmo diante de um quadro muito sombrio, que foi o pecado cometido por Acã, Deus teve o interesse de mostrar o caminho para a saída daquele problema. Por mais difícil que pareça ser, o sair de alguma situação, Deus dos altos céus tem uma saída. Deus tem uma saída para o seu povo. Deus tem uma saída para você, para nós; por que Ele tem interesse de nos fazer “saltar um muro” Sl.18:19; tudo isto porque nos ama, e não nos quer ver prostrado ao chão.Ao chão…No dia em que ele viram o exercito de guerra voltando em fuga, fizeram o que mandava o seu coração; “eles sentaram”; porque diz a Bíblia que o coração deles “se derreteu e tornou-se como água”; em outras palavras “a força se foi”.Quem já não se sentiu assim? Estes dias estava subindo uma escada, e de repente, tropecei, quando cai, e tentei me levantar, percebi que durante uns segundos, minha força se foi. Esperei, e iniciei uma nova força para se levantar.O sentimento de derrota nos faz sentir sem força alguma para levantar, e prosseguir. Enquanto uma busca é iniciada por Josué a Deus juntamente com os anciãos; o povo permanece impotente, inseguros, confusos. Mas Deus envia a resposta e a solução para o problema é apontado, o pecado coberto é descoberto; e o temor toma conta do povo. Agora, com mais cuidado onde se pisa, faz, e ordena, Josué se coloca a ouvir mais a voz do Senhor. Em dias de perdas; derrotas, o melhor a se fazer é para tudo, e escutar o que o Senhor tem a dizer. Uma nova vitória Deus tem para os seus a cada novo dia. Sua intenção é que terminemos nosso dia com a sua benção.
1. JOSUÉ REANIMADO POR DEUS
1.1 O Senhor assume o comando da conquista animando a Josué para partir ruma a uma nova conquista: Pensamos que apenas uma palavra para nos encorajar é o suficiente para a vida toda. Se fosse assim não teria necessidade de ajudar um ao outro, seja com uma palavra, uma atitude. Somos pessoas, sujeitas como Elias as mesmas paixões, pessoas que vez ou outra estamos lá em cima, e outrora em baixo. Falamos com o mundo todo, mas tem hora que não queremos estar como tudo mundo, ou melhor, ninguém. Encorajamento, Exortação é o que carecemos, se dos homens, nossos pastores e lideres, e isto é bom, quanto mais o nosso Deus para com os seus servos. A Josué Ele havia dito “Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida….Tão somente esforça-te e tem mui bom animo…Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom animo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor, teu Deus , é contigo, por onde quer que andares”. (Js.1:5,7,9). Talvez Josué pensasse que uma vez Deus ter falado, não teria para ninguém, pois Ele garantia a vitória. Em muitas pessoas em nossos dias, um sentimento de autoconfiança tem tomado conta, hoje alguns se gabam pelo “título” que tem; pelo que “tem feito”; pelo “numero” que tem conseguido ajuntar etc…e etc…Em outros casos o que Deus disse lá atrás, Ele vai cumprir, e muitos se apóiam nisto, nas promessas que foram feitas, porém; Deus; Ele irá cumprir sim; contudo que haja uma coerência na vida cristã; contudo que nossa parte não seja negligenciada no reino de Deus; a acomodação em face ao quadro de sossego que se vê, não quer dizer que dispensa vigilância; lembra-se dava em seu passeio na varanda do seu palácio? Porque precisamos pensar mais sobre isto? Porque Deus não muda, mas nós mudamos, que não sejamos dominados por esse tipo de pensamento que alguns têm passado a muitos crentes, que dizem: “Se Deus me fez uma promessa ele vai cumprir, independente de como eu esteja”. Não, não acreditamos nisto, acreditamos em um crente que persevera do Senhor, e na sua Palavra, na sua casa, e nas diretrizes passadas pela sua liderança. Esse negócio de dizer que “Crente que tem promessa não morre” não faz para dos que hão de entrar em Canaã. Só entram em Canaã os salvos, santos, vigilantes.Existem situações na vida de um líder que uma comunicação direta e objetiva na sua vida, é fundamental para sua sobrevivência em meio aos contratempos da vida. Em Js.8:1 , Deus fala direto ao seu servo e o anima, foi assim com Abraão (Gn.15).Não temer ;nem se assombrar; nem desistir; mas levantar e agir era o necessário para o momento. Talvez esta seja a situação de muitos hoje. Deus o encoraja á avançar. Ele avança porém; com uma estratégia dada desta vez pelo Senhor.
2. JOSUÉ ENTRA EM AÇÃO
2.1 A estratégia da conquista com o aval do Senhor: Uma estratégia bem diferente da conquista de Jericó. Vejamos Js.8:9-13 “Assim Josué os enviou, e eles se foram à emboscada; e ficaram entre Betel e Ai, ao ocidente de Ai: porém Josué passou aquela noite no meio do povo. E levantou-se Josué de madrugada, e contou o povo: e subiram ele e os anciãos de Israel diante do povo contra Ai. Subiu também toda a gente de guerra, que estava com ele, e chegaram-se, e vieram em frente da cidade: e alojaram-se da banda do norte de Ai; e havia um vale entre ele e Ai. Tomou também alguns cinco mil homens, e pô-los entre Betel e Ai em emboscada, ao ocidente da cidade. E puseram o povo, todo o arraial que estava ao norte da cidade, e a sua emboscada ao ocidente da cidade: e foi Josué aquela noite ao meio do vale”.Observe que as ações que fazem diferença são as feitas na direção do Senhor. A estratégia começa no ajuntar de trinta mil homens valentes e valorosos para irem por emboscadas em Ai por trás, uma parte em Betel e outra bem atrás da cidade de Ai. Lá estavam eles prontos e apercebidos para o momento da conquista. Na madrugada, subiu Josué de frente para o povo de Ai, ao perceberem que Israel se aproximava o povo de Ai se levantou da Cidade e não ficou nem um só (Js.8:17); o povo começa a correr novamente porém, agora era uma fuga para a vitória, e Josué dá um alerta aos guerreiros que estavam em Betel e Ai, para que ao sinal da espada levantada, pudessem entrar e tomarem posse, dos despojos, gado e queimasse tudo, e assim foi. É pela espada que é a Palavra de Deus que iremos vencer (Ef.6:17). Naquele dia doze mil pessoas de Ai foram mortas, não ficando ninguém de Ai, a não ser o Rei de Ai que foi levado para Josué. O rei de Ai num madeiro é enforcado até a tarde e ao por do sol, seu corpo foi tirado do madeiro, lançando-o fora da porta da cidade, levantando sobre ele um grande montão de pedras (Js.8:29). Isto é uma alusão de que Cristo no madeiro “fez Satanás perder até a tarde”, pois em sua boca não se achou engano.
3. OS MEMORIAIS NO VALE DE ACOR E DO MONTE EBAL
3.1 O memorial no vale de Acor: Por se tratar do episódio da morte de Acã o lugar onde ele morreu veio a se chamar de lugar de desgraça, de ou lugar de tribulação; Este memorial serve para aviso nosso, onde não devemos entrar por este mesmo caminho. Tem para o seu povo um grande Vale de Beraca onde a bencão será dobrada, e a esperança será desfrutada.(Os.2:14-15)
3.2 O memorial no monte Ebal, o altar e a cópia da Lei em pedras: Js.8:30 “Josué edificou um altar”. O escritor aos hebreus disse “temos um altar” Hb.13:10, o que vemos aqui é um profundo senso de agradecimento pelo que o Senhor fez. Estamos nós adorando ao Senhor, diante das vitórias que Ele nos tem dado? Que darei, ao Senhor por todos os benefícios..(Sl.116:12).Um altar apontava para a maldição do pecado, o outro para a vitória pela obediência, após os altares, uma fidelidade a Palavra de Deus é tipificada pela cópia da Lei em pedras. O que será que estamos fazendo com a nossa Bíblia? Um elemento de decoração? Um livro usado para polemicas e discussão? Um livro usado pronto para mensagens aos outros? A Palavra é lâmpada, alimento, enfim nosso manual para se vencer. Nosso maior desejo é que a “Lei do Senhor seja nosso prazer, seja nossa meditação todo o dia e que esteja gravado em nosso coração.
Conclusão: Observaste que depois de um problema resolvido, muita coisa pode mudar em nossa vida? Teus fracassos não impedem você de começar de novo. Existe uma vitória ai á frente. Em seu coração mantenha acesa a chama do Espirito Santo, pois começa neste altar, e aos teus olhos dê a Lei do Senhor, e nela medite.
Fonte: AD Perus

Nenhum comentário:

Postar um comentário