segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A chamada eficaz de Moisés

Por Luiz Tamburro

A chamada eficaz de MoisésA chamada eficaz de Moisés
1. A CHAMADA GERAL E A CHAMADA EFICAZ
MOISÉS, O PREDESTINADO:
Ex. 1.5 Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
6 Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
7 E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
8 E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
9 O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
10 Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
11 E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
12 Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.
13 E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
14 Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.
15 E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
16 E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.
17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
18 Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
19 E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.
20 Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
21 E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
22 Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.
CAPÍTULO 2
1 E FOI um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
2 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
3 Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
5 E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
6 E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
7 Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? 8 E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
9 Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
10 E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
A Teologia Calvinista nos traz à luz um dos pontos da TULIP conhecido como CHAMADA EFICAZ.
Uma das coisas que mais me fascina na teologia é o fato de Deus jamais se desviar de seus propósitos para com os homens, assim sendo, tenho pesquisado e observado com satisfação que o Plano da Graça de Deus para os homens, nem de longe é algo novo ou de alguns poucos séculos atrás quando o tema foi exaustivamente discutido entre grandes teólogos como Zuínglio, Calvino e Lutero, entre tantos outros admiráveis…
Um domingo destes, pregando o sermão em Ex 14.15, aconteceu algo incrível, paralelamente ao que eu falava, O Espírito Santo me fazia entender o contexto antecedente ao versículo pregado… E parecia que passava um filme em minha mente e eu regozijava no Senhor por tal entendimento.
Vejamos:
Em meio à matança das crianças promovida por Faraó aos filhos dos Hebreus devido ao seu temor de tê-los como inimigos no futuro, Moisés foi colocado nas águas do Rio Nilo para que, levado pela correnteza, encontrasse alguém que o salvasse de destino tão cruel. Como se não bastasse, certamente, o receio de sua mãe de o Nilo tragar seu filho levado pela correnteza, o menino ( ainda sem nome ou pelo menos de nome hebreu desconhecido ) caiu justamente nas mãos da filha do inimigo dos Hebreus e algoz de sua prole.
Começa aí o cumprimento da predestinação de Moisés, escolhido como libertador do povo Hebreu. Foi-lhe dado o nome de Moisés, “ Tirado das àguas “, que, por si só, denota bem o porque de estar ainda vivo… Era realmente um escolhido…
Inicia-se o plano de Deus para Moisés e o “ povo escolhido “. Moisés foi preparado em todas as artes egípcias, as mais avançadas da época, foi educado com os melhores mestres em todas as ciências… existia um propósito de Deus em tudo isso… Moisés estava sendo preparado para ser o chefe de uma nação que se tornaria a mais poderosa do mundo daquela época… o futuro povo Judeu…
A missão prévia de Moisés fica mais evidenciada em sua chamada no episódio da Sarça Ardente:
Ex 3.2 E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
4 E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui…
… 7 E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Eis aí o porquê de Moisés ter sido salvo pela filha de Faraó, ter sido instruído no palácio e, como príncipe, ter sido preparado para ser o próximo Faraó…
“E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras.” (Atos 7 : 22)
Moisés teria que apresentar-se diante de faraó, frente-à-frente, em igualdade de condições para enfrenta-lo ! E sua missão não era das mais fáceis… antes enfrentaria, além de Faraó ao seu próprio povo … mas o Senhor era com Ele e esta obra já estava arquitetada, seria ele, Moisés, o libertador de seu povo !
Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.” (Salmos 103 : 7)
A Bíblia nos mostra que Moisés tinha uma grande intimidade com Deus e conhecia muito os seus desígnios de forma que recebia revelações tremendas do Senhor concernentes ao futuro e Deus ainda se faria conhecer ao seu povo através dos grandes milagres já anunciados pelos lábios de Moisés e predeterminados à sua vida …
“Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.” (João 5 : 46)
“Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.” (Atos 3 : 22)
É fato admirável o quanto Moisés tinha de conhecimento das coisas futuras, á ponto de profetizar o advento do Messias como seu próprio tipo e sua autoridade…
Esta verdade é corroborada pelo fato de ter Moisés recebido a revelação para escrever o livro de Gênesis como se estivesse presente na criação tal convincente e realisticamente visível a mesma.
Pela narrativa de Êxodo podemos ver que à princípio o povo até creu na palavra de Moisés e Aarão ( Ex 4.29-31 ), mas, mais tarde veremos que o povo não estava convencido de que devia seguir a Moisés… Aliás, ao receber seu chamado, Moisés já sabia que isto aconteceria (Ex 4.1 ). A premissa tornou-se em realidade quando os oficiais do povo hebreu colocaram-se diante de Moisés para reclamar que devido ao seu entrevero com Faraó estes os haviam punido, como se tivessem dizendo a Moisés que ele havia feito com que “ a paz entre o povo e Faraó “ havia sido quebrada:
Ex 5,20 E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó.
21 E disseram-lhes: O SENHOR atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar.
À partir daí inicia-se a grande manifestação das maravilhas de Deus, que, com grandes prodígios endureceu o coração de Faraó que fora também escolhido para tal objetivo como bem está relatado pelo Apóstolo Paulo no livro Romanos:
“Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.”
(Romanos 9 : 17)
A predestinação de Moisés foi cantada nos Salmos dando conta de sua escolha para ser o libertador do ( então ) povo de Deus…
“Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.”
(Salmos 77 : 20
Quando questionado sobre a eleição, o Apóstolo Paulo cita a escolha de Moisés em contraposição à Faraó… Moisés nasceu para ser o libertador e faraó para instrumento pelo qual Deus mostraria seu tremendo poder !
Rm 9.15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
Luiz Tamburro
Continua…

Nenhum comentário:

Postar um comentário