terça-feira, 5 de novembro de 2013

Me perdoe…

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós” (Mt. 6:14). Estudo sobre...
Me perdoe…Me perdoe…
“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós” (Mt. 6:14).
Estudo sobre o Perdão.
Me perdoe, não faço mais! (escrevi como se fala)… Tudo bem, eu perdoo. Todo dia deveria ser assim entre os seres humanos, pois na relação entre Deus e homem é assim que funciona: perdoando os seus filhos em pleno relacionamento com Ele.
De fácil leitura e aprendizagem, os estudos bíblicos sobre o pecado ou sobre o perdão são vastos em teorias, mas as aplicações no dia a dia, apesar de serem mais importantes, não são tão fáceis de praticá-las pelo orgulhoso. Porém, o coração humilde, quebrantado e grato diante de Deus, vive para adorar e perdoar. É um ato tranquilo e voluntário, segundo o coração de Deus.
Entretanto, o perdão não é um sentimento, nem uma teoria. O PERDÃO É UMA DECISÃO PARTICULAR, SEMELHANTE À DECISÃO DE DEUS E À DECISÃO DE JESUS. O PERDÃO CURA A ALMA E SALVA AS VIDAS QUE DESEJAM HERDAR O REINO DOS CÉUS.
Não há como herdar o reino dos céus sem arrependimento e sem perdão. O homem que não oferece o perdão sabendo ou não, está anulando a obra redentora de Cristo. Isto é um ato condenatório do plano de Deus sobre a reconciliação, portanto, o homem de duro coração precisa de arrependimento para alcançar a graça de Cristo. Afinal nascer de novo e se tornar cristão é apenas o começo e não um fim!
Desanimo thumb4 179x120 Me perdoe...
Perdoe. Foi isso que Deus fez! O perdão e a reconciliação são elementos inconfundíveis dos atributos de Deus (2 Cor. 5:18). O perdão que o Senhor oferece é inesgotável. Sua misericórdia jorra abundantemente de uma fonte como uma cachoeira de perdão, graça e amor para todos aqueles que creem.
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; (Lamentações 3:22).

A NATUREZA HUMANA NÃO DESEJA PERDOAR, MAS O PERDÃO É NECESSÁRIO PARA A VIDA
O ser humano, apesar de suas ofensas, rebelião, imperfeições, desobediência, pecados, morte em seus delitos e pecados, enfim, apesar de sua incapacidade de alcançar o favor de Deus, recebeu DEFINITIVAMENTE o PERDÃO DIVINO desde a Cruz de Cristo (para os que creem), quando o Pai, DECIDIU perdoar a humanidade, entregando o seu único Filho como sacrifício de sangue, no lugar de todos, restaurando vínculos numa Nova Aliança de RELACIONAMENTO perfeito.
Se o próprio Deus RESOLVEU aceitar de forma PROATIVA, VOLUNTÁRIA perdoar o ser humano por suas ofensas, por que você não pode fazer o mesmo, perdoando as ofensas de seu próximo, seja na família como um pai, mãe, filho, irmão, parente ou entres amigo, companheiro de trabalho, amigos, irmãos em Cristo, líderes e pastores?
O nosso coração deve ser puro como o de nosso Deus. Pronto para perdoar, pronto para reconciliar.
Mas a natureza do homem é do homem o faz pecar. Por isso, agora, depois de um novo nascimento, após descobrir as instruções da Palavra de Deus para que o velho homem seja abandonado, dando vez à Nova Natureza pela graça de Cristo, nesta Nova Aliança, renasce um homem novo dentro de si. O homem natural tem dificuldade de perdoar, o homem espiritual não.
DECIDA MUDAR para viver melhor! Veja o que Paulo escreveu, quando se dirigia à igreja em Roma:
“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm. 12:9-10).

O PERDÃO ALCANÇA MULTIDÕES.
calvario2 180x120 Me perdoe...
Há muita gente querendo mudar a estrutura política, governos e até o mundo, mas como mudar as circunstâncias sem mudança interior. MUDE O MUNDO MUDANDO PRIMEIRAMENTE A SI MESMO! Foi isto o que Jesus fez; deixou a sua glória lá no alto para descer e perdoar. Com esta atitude, Jesus alcançou as multidões.
Para perdoar é necessário descer da sua suposta glória (glória humana).
Na verdade, na verdade, a mudança gera liberdade, e a liberdade só é conquistada pelo conhecimento da verdade. A verdade é que, enquanto você não perdoar o seu vizinho por exemplo, você não poderá alcançar vitória, nem mudança, nem liberdade, nem paz.
O PERDÃO GERA SAÚDE NO CORPO E NA ALMA
Enquanto o homem não libera perdão, o seu coração se destrói aos poucos. A vida passa o rosto não aformoseia e os olhos vivem altivos, porém tristes e sem vida na alma. A ciência diz que as células se cansam e se desgastam mais rapidamente por conta do esforço em servir mais e mais ao pedido do organismo para conter a ansiedade, depressão e amargura causadas pela falta de perdão (Dr. Uriel Heckert, Chefe de Psiquiatria USP, Seminário de Ciência, Espiritualidade e Saúde Emocional, 2011, Brasília, DF ).
O prejuízo para quem não perdoa é notório no corpo e na alma. O espírito não se curva, nem se quebranta perante Deus. Em geral a amargura é uma trava para os relacionamentos. A amargura é fruto da ingratidão e ambas impedem a adoração a Deus, pois a ADORAÇÃO é sinônimo de RELACIONAMENTO com DEUS.
Por mais graves que possam ser as ofensas, principalmente aquelas em que os membros de uma família cometem uns contra os outros, o perdão continua a ser uma necessidade e, enquanto esta necessidade não for satisfeita, a situação dos envolvidos é de AMARGURA E DOR.
O tempo não tem capacidade de RESOLVER muitos problemas que surgem entre parentes ,só o perdão é capaz de fazê-lo. Pedir, dar e aceitar o perdão é uma necessidade vital para a saúde emocional, espiritual (e até física) de qualquer família, seja da Palestina dos dias de Jesus e dos apóstolos ou do Brasil do nosso tempo.
REFLEXÃO
Deseja liberdade? Perdoe.
Quer ter mais saúde? Perdoe.
Deseja ser bem sucedido? Perdoe.
Deseja alcançar o perdão de alguém? Comece perdoando a si mesmo.
Deseja perdoar a ofensa de alguém? Leia isso:
“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mt. 6:12).
CONCLUSÃO
Na verdade, na verdade, NÃO ADIANTA NADA DECORAR VERSÍCULOS EM ESTUDOS EM CASA OU NA EBD DE SUA IGREJA, SE VOCÊ NÃO “DECIDIR” ALCANÇAR A VERDADEIRA LIBERDADE ATRAVÉS DO PERDÃO!!
PERDÃO É UM EXERCÍCIO, UMA AÇÃO, UM GESTO, UMA ATITUDE PESSOAL!!
A sua liberdade em Cristo está entre a sua humildade e o seu orgulho. E, isto faz uma diferença enorme para um relacionamento sincero com Deus. A humildade o levará ao um encontro diário com Deus. Quanto ao orgulhoso, sinto muito, Deus não pode se relacionar com um coração soberbo. “Alguém que queira alcançar as bênçãos provenientes da humildade, deve primeiramente, fazer com coragem um balanço de sua vida” (Steve Gallagher, RJ, 2008, em O Poder da Humildade)
“Pois Deus resite aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).
O Poder do Abraçoabraco 25 120x120 Me perdoe...
O abraço nos deixa confortáveis e em paz.O Dr. Harold Voth, psiquiatra da Universidade de Kansas,disse: “o abraço é o melhor tratamento para a depressão”.
”Objetivamente, ele faz com que o sistema imunológico do organismo seja ativado. Abraçar traz nova vida para um corpo cansado e faz com que você se sinta mais jovem e mais vibrante!
Quando a pessoa é tocada a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta significativamente. Hemoglobina é a parte do sangue que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro.
Agora vai lá!… liga, deixa essa bobagem de orgulho de lado. Faça uma visita, dê um abraço, fale diretamente nos olhos da pessoa. Sinceridade, verdade, transparência… LIBERTE A SI MESMO E AOS OUTROS TAMBÉM!!


CORAGEM!… ATITUDE!… A LIBERDADE TÁ CHEGANDO DE VERDADE!!!!… NÃO DEPENDE MAIS DE JESUS, DEPENDE DE VOCÊ!
Claudio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário