quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Verdadeira felicidade

Por Jonas Justiniano

Verdadeira felicidadeVerdadeira felicidade
Atos 16,19-25 “E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados. E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos. E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.”
Uma vez um amigo meu a quem ensinava sobre as Escrituras me perguntou: Jonas, o que você responderia a um pagão caso ele perguntasse qual é a vantagem em largar os prazeres do mundo pra viver para Cristo?
Confesso que, nos primeiros segundos eu fiquei apreensivo. Fiquei absolutamente apreensivo. Não sabia o que responder. Afinal, qual é a vantagem de largar os prazeres do mundo para viver uma vida de santidade? Depois de ficar uns minutos tentando enrolar, me veio em mente a passagem de Atos 16. Nessa passagem vemos o Apóstolo Paulo com seu companheiro Silas sendo açoitado e preso. Ora, mas o que isso tem a ver com a pergunta?
Tudo a ver. No Cristianismo que vivemos, vemos muitos pregadores afirmando que a felicidade está na carne. Eles afirmam que crer em Cristo é se opor a felicidade. Nos é ensinado que “renunciar a nós mesmos” é viver uma vida de tristeza. Esse pensamento é extremamente mundano. É o mundo que acredita que a felicidade está na carne.
O Apóstolo João, em sua Epístola, diz: “Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.” (III João 1 : 4). Observem que o gozo dele não estava na carne, mas em saber que seus irmãos andavam em obediência. Paulo também nos ordena a nos regozijar nas coisas espirituais, e não nas carnais:
Filipenses 2,16-18 “Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo.”
E por fim, Jesus nos ordena a regozijar-nos em nossa Salvação:
“Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” (Lucas 10 : 20)
Com tudo isso mostrado, podemos entender o verdadeiro significado da Felicidade. O mundo se regozija em algo temporal, por isso a felicidade do mundo é temporal. O Cristão deve se alegrar em algo ETERNO (Lucas 10,20), por isso sua felicidade é contínua. Os ímpios podem estar ‘felizes’ enquanto estão adulterando, porém, se chegar um policial e prende-lo, toda a sua ‘felicidade’ vai embora. Com os Cristãos isso é diferente. Os Cristãos podem estar em um momento bem feliz e chegar algum guarda e os prender, porém, eles serão como Paulo e Silas, CANTARÃO LOUVORES AO REI DOS REIS!
Isso porque nossa felicidade não depende da situação exterior, mas interior. O Cristão tem seu interior preenchido pelo Espírito Santo, por isso ele se regozija e nunca perde a esperança, independentemente da situação externa.

NÃO HÁ PRAZER VERDADEIRO FORA DE CRISTO!

“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias POR AMOR DE CRISTO. Porque quando estou fraco então sou forte.” (II Coríntios 12:10)
Jonas Justiniano

Nenhum comentário:

Postar um comentário