quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Você pode vencer como Gideão. Algumas verdades antes da vitória

Por Silvio Costa

Você pode vencer como Gideão. Algumas verdades antes da vitóriaVocê pode vencer como Gideão. Algumas verdades antes da vitória
Talvez você pense que o texto abordará sobre a milagrosa vitória de Gideão com seus trezentos homens sobre a multidão dos midianitas, mas a reflexão não se detém a esse glorioso fato; antes, analisa a construção da vitória pessoal de Gideão que precedeu a de Israel. São essas lições que mostram o pano de fundo de grandes viradas com a presença de DEUS em nossa vida e sua bênção e autoridade em nossa vanguarda.
Deus deseja se revelar a você (Jz 6:12). Nosso Deus não mudou e se dispõe a socorrer-nos em nossas angústias e incertezas, às vezes provocadas por invasores, como os midianitas no tempo de Gideão. Muitas vezes surpreendentemente debaixo dos mais frondosos carvalhais existenciais, a misericórdia do Senhor se manifesta em nosso favor; e como Ele assentado à nossa espera, propõe-nos mudança de vida e transformação de realidade (Jz 6:14). Ouça esse Deus vivo que manifesta-nos a razão da vida e seus projetos de vitória reservados a nós.
Gideão não se entregou por conta da crise (Jz 6:11). Existem crentes que apenas põem-se a reclamar de tudo, mas na prática nada fazem além de murmurar. Independente de qual for sua dificuldade, sempre há algo de útil a se fazer, mesmo de forma inusitada e até incomum, como foi o caso de Gideão, trabalhando com trigo na casa das uvas, como estratégia para não chamar a atenção do inimigo que poderia saquear sua pequena colheita. Haverá dias que nossa postura deverá ser igual à dele, malhar nossas mágoas, ansiedades e frustrações no lagar das orações, defronte da presença de Deus. Faça isso e ponha-se numa posição estratégica para se proteger e receber respostas que definirão sua vida e seu futuro. Gideão era tão humano como eu você e também teve suas dúvidas, vejamos:
1. Questionou o cuidado de Deus por conta da crise (Jz 6:13a). Na maioria das vezes achamos que se estivermos obedecendo a Deus e seguindo seus preceitos ficaremos imunes aos problemas e dificuldades, o que não é verdade. Aos que estão obedecendo e continuam sofrendo, que entendam que é uma luta permitida pelo Senhor, acredite que Ele não te livra da crise, mas te sustém e se revela nela, prepare-se para uma grande revelação ou uma maravilhosa experiência. Deus jamais nos prometeu ausência de problemas, doenças ou necessidades, antes nos garantiu soluções, curas e a cuidar de todas as nossas carências; creia em sua provisão e cuidado, pois Ele é Fiel!
2. Desconfiou do testemunho de seus irmãos na fé (Jz 6:13b). Em algumas situações onde as crises e dificuldades se prolongam ou crescem em gravidade, além de perdemos muito de nossa fé, também passamos a descrer do testemunho dos outros que passaram por tribulações semelhantes. Se existem propósitos celestiais em relação a nós em nossas lutas, um deles deve ser o de trazer pra nós uma experiência pessoal vívida a substituir o testemunho de terceiros em nossa relação com Deus. Quem sabe você já ouviu muito sobre o poder de Deus e agora é o tempo de experimentar e recebê-lo em sua vida, pense nisso!
3. Precisou fazer prova com Deus para prosseguir (Jz 6:17). Mesmo que tenha soado como incredulidade, o pedido de Gideão foi feito com humildade e temor e o Senhor o atendeu. Já temos razões suficientes pela Palavra de Deus para crermos no amor de Deus para conosco em tudo, mas às vezes ansiamos por uma resposta específica e dirigida a nossos dilemas. Tudo bem, esse mesmo Deus que, pôs-se a esperar pelo atribulado e reverente Gideão, também conhece sua sinceridade e humanidade. Considere como específico esse comentário que você está lendo agora. Não foi composto por acaso, é provável que eu tenha sido impulsionado a compô-lo especialmente por sua causa. É o Deus de Gideão tocando com a ponta de seu cajado de compreensão mais uma vez. Ele é verdadeiro, tão somente creia nele de todo o seu coração.
Como nós também ao sermos alcançados e renovados pelo SENHOR, Gideão começa a viver a mudança:
Adora a Deus e restabelece o altar, símbolo do culto a Deus (Jz 6:24-27). Depois de ter sua fé renovada à primeira providência prática de Gideão foi restabelecer o símbolo do culto ao Senhor – o altar. Em nossa vida também não pode ser diferente. Mesmo que tenhamos trigo para malhar com inimigos se aproximando, o culto a Deus deve ser nossa prioridade. Se a atenção aos problemas e necessidades for primazia em nossa vida, fatalmente seremos derrotados; mas se como Jerubaal reerguermos o altar de adoração e concerto, Deus se agradará de nós e nos auxiliará em nossas pelejas e a vitória será questão de tempo.
Toca a buzina como um novo lider do povo de DEUS(Jz 6:34). Em ocasiões solenes e emergenciais o som da buzina tinha significados especiais para os israelitas, e quando ocorriam eram soprados por pessoas autorizadas. Imagine há quanto tempo à trombeta do ajuntamento estava à espera para que um juiz levantado por Deus a tocasse e conduzisse seu povo a vitória sobre o jugo midianita. É provável que em sua vida também haja necessidade desta manifestação e sonido de unção e autoridade de Deus.
Como você pode perceber não se trata de receitas mágicas, expressões triunfalistas ou mentalização positiva; infere em reconciliar-se com Deus, assentar-se sobre suas promessas, obedecer a seus mandamentos e esperar pelas maravilhas dEle em sua vida. A vitória de Gideão poderá se repetir na sua vida também, basta crer e fazer o que ele fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário