domingo, 11 de dezembro de 2011

Não se desespere, na crise olhe para Jesus


Estudo Bíblico sobre: "Não se desespere, na crise olhe para Jesus"
Não se desespere, na crise olhe para Jesus
INTRODUÇÃO
1. O livro de Apocalipse é temido por muitos e evitado pela maioria dos cristãos. Isso, por causa de dois equívocos: 1) A idéia de que o Apocalipse é um livro selado, que trata de coisas encobertas, veladas, secretas, difíceis de serem entendidas. Mas isso não é verdade: o Apocalipse significa exatamente o contrário. É revelar o que estava escondido. É trazer à luz o que estava oculto. O livro do Apocalipse é um livro aberto e não selado. 2) A idéia de que o Apocalipse fala de catástrofe, tragédia e caos. Esse é o significado da palavra hoje. Mas Apocalipse não fala de caos nem de catástrofe, mas do plano, propósitos e da vitória gloriosa de Cristo e da sua igreja.
2. A. W. Pink em seu livro “Deus é Soberano” pergunta: Quem controla o mundo hoje: Deus ou o diabo? Agora o mal parece prevalecer. Agora o diabo parece estar controlando a política, a economia, as estruturas educacionais, a comunicação e o lazer. Agora as forças malignas parecem agir com toda fúria. Os ímpios parecem prevalecer. Agora a grande Babilônia sufoca a Jerusalém Celeste. Mas, o juízo está próximo: o diabo, o anticristo, o falso profeta, a babilônia, os ímpios serão lançados no lago do fogo e Cristo reinará com a sua igreja pelos séculos dos séculos.

I. NUM TEMPO DE CRISE, JESUS MOSTRA SEUS PLANOS GLORIOSOS

1. O Apocalipse não é simplesmente o mapa dos acontecimentos futuros, mas a revelação de Jesus Cristo – v. 1
• O Apocalise não fala tanto de fatos, mas de uma Pessoa. O futuro está atrelado à pessoa de Jesus Cristo. É ele quem tem as chaves da história nas mãos. Foi ele que foi encontrado digno de abrir o livro e desatar-lhe os selos. As coisas que em breve vão acontecer, vão acontecer debaixo do domínio de Cristo. A história não é cíclica. Ela não está fora de controle. Jesus está no comando.
2. O Apocalipse é a revelação de Jesus dada pelo próprio Deus triúno – v. 4-5
• O Pai, o Filho e o Espírito é Deus vivo e verdadeiro que fala, que se comunica, que se revela num tempo de crise, de dor, de perseguição, de aperto. A terra está sendo assolada, a igreja perseguida, mas quando os ímpios pensam que estão no controle, o Deus tríuno rompe do silêncio e envia para a sua igreja uma mensagem de graça e paz.
3. O Apocalipse mostra que no meio da tormenta Deus sempre traz uma palavra de esperança – v. 9-10
a) As perseguições eram sistemáticas

• Os imperadores romanos estavam começando a usar o título de Deus: Júlio César, Augusto, Cláudio, Vespasiano e Tito tinham sido declados divinos pelo senado romano.
• Domiciano (81-96) tinha avançado mais nesta tendência, exigindo que o chamassem de DOMINUS ET DEUS (Senhor e Deus).
• Domiciano foi chamado o segundo Nero. Nero pôs fogo em Roma. Tito pôs fogo em Jerusalém. Agora Domiciano põe fogo nos cristãos: os cristãos eram queimados, crucificados, jogados às feras, pisoteados. As perseguições de Domiciano eram mais sistemáticas e abrangentes que as de Nero. Ávido por honras divinas, a perseguição espalhou-se pela Ásia. Os cristãos estavam sendo forçados a adorá-lo como Senhor e Deus. Esse era o sinal de lealdade política, de submissão a Roma. Os cristãos estão sofrendo ameaças, prisões e morte.
• É nesse contexto que João é preso, banido para a ilha de Patmos (14Km x 7 Km). Mas ao mesmo tempo que ele está geograficamente em Patmos, ele também se acha em espírito. Em Patmos sofremos, em espírito reinamos. Roma quer torturar o apóstolo por causa da Palavra, mas Deus usa o seu sofrimento para abrir-lhe a porta do céu, levantando a ponta do véu e revelando a ele a vitória triunfal de Cristo e da sua igreja.
b) Os desvios doutrinários eram constantes
• A igreja estava sofrendo não apenas perseguição física, mas também espiritual. As heresias urdidas nas mentes pervertidas estavam atacando a igreja: Em Pérgamo, um dos centros do culto do imperador na Ásia estava o trono de Satanás. Em Tiatira a doutrina imoral de Jezabel estava entrando na igreja. Em Pérgamo sustentavam a doutrina de Balaão, aqueles que vendem a consciência por dinheiro.
• Hoje a igreja enfrenta també muitas heresias: misticismo, liberalismo, mercadejamento da fé e ortodoxia morta.
c) Imoralidade era ameaçadora
• Gibbon, historiador antigo, disse que dos 15 imperadores, 14 eram homossexuais, apenas Cláudio não o era, mas sua mulher era prostituta.
• O espírito da grande Babilônia era o espírito da prostituição. A imoralidade estava entrando dentro das igrejas de Ásia Menor.
• Em Pérgamo (capital da Ásia, centro do culto ao imperador) onde estava o trono de Satanás, a imoralidade tinha ganhado defesa e apologia dentro da igreja.
• Ém Tiatira a prostituição era ensinada dentro da igreja.
• Hoje, também, o padrão de pureza tem caído dentro das próprias igrejas.
d) As tensões eram chocantes
• O livro de Apocalipse mostra a tensão entre Cristo e o Anticristo; entre o Cordeiro e o Dragão; entre a Cidade Santa (Jerusalém) e a Grande Babilônia.
• O diabo ataca a igreja de várias direções: PERSEGUIÇÃO, HERESIA, IMORALIDADE. 1) Ora o ataque é físico – perseguição; 2) Ora o ataque é espiritual – falsos ensinos; 3) Ora o ataque é moral – imoralidade.
• Estas foram as 3 estratégias do diabo representados no Apocalipse como os 3 aliados do Dragão: 1) A Besta do Mar – O Anticristo – perseguição; 2) A Besta da Terra – O falso profeta – Heresia; 3) A Grande Babilônia – A prostituta – A imoralidade.
• Em cada época, a igreja tem enfrentando os mesmos problemas: o diabo ataca em um lugar hostilizando, fechando portas, perseguindo. Ataca com ideologias e doutrinas falsas e ataca seduzindo as pessoas ao pecado e imoralidade.
• Nesse tempo Deus encoraja a igreja a suportar a tribulação, apegar-se à verdade e resistir à sedução do pecado.

Fonte : Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário