quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A qualidade do sono e suas repercussões em nossas vidas

"...Entre pensamentos vindos de visões da noite, quando cai sobre os homens o sono profundo, (Jó 4:13)


  • A qualidade do sono e suas repercussões em nossas vidas
    “…Entre pensamentos vindos de visões da noite, quando cai sobre os homens o sono profundo,
    (Jó 4:13)
    Este é um artigo do qual achei muito relevante para os dias de hoje. Faz parte de uma tese, a qual tenho me aplicado a desenvolver nesses dias, dada a sua importância, por isso resolvi compartilhar.
    Os jovens dessa geração Y, têm dormido cada vez menos não só por causa das “baladas” de sempre, mas por causa dos impulsos das redes sociais de HOJE.
    É comum ver pais com problemas em casa por causa da mudança de hábito de seus filhos. Geralmente os mais jovens, principalmente os adolescentes, costumam abrir sua jornada nas redes sociais, a partir de meia noite, e, atravessando a madrugada,  parecem ter controle sobre o sono. Contudo, pela manhã se rendem ao seu maior inimigo das noites. Difícil é vencer a rotina escolar, acadêmica ou mesmo driblar as atividades profissionais, para aqueles mais adultos.
    Segundo a revista norte americana Child Development, Chicago 2004, estudantes que dormem muito pouco têm um pior desempenho escolar, menor auto-estima, e níveis mais altos de sintomas de depressão. Isso ocorre mais nas meninas que nos meninos adolescentes. A ciência tem explicações: a melatonina, neurohormônio que induz ao sono. Os mais jovens produzem melatonina em demasia às noites, e por isso, eles têm mais sono pela manhã, diferentemente dos idosos. Nada, porém, virá a derrotar a lei do sono.
    Biblicamente, devo mencionar, o sono é uma dádiva de Deus. O homem foi agraciado pelo seu criador com um doce presente para o seu corpo e alma. Dormir na hora que Deus determinou é o modelo mais precioso de saúde. O Senhor proporcionou isso a todos os seres humanos, sem distinção. há, porém, um princípio espiritual que faz o sono ser uma doçura à alma do indivíduo. Esse princípio está em obedecer às regras e leis de forma que todos sintamos paz emocional, social e espiritual.
    “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.” (Eclesiastes 5:12)
    Certa vez eu estava assistindo a um programa de práticas esportivas na tv, e me deparei com a entrevista de um jovem de 25 anos de idade, o qual dizia que ele conseguia trabalhar, estudar, ir às festas noturnas, voltar para casa pela madrugada, e novamente sair para malhar numa academia de ginástica 24h, no Brasil, voltando à rotina na manhã seguinte, sem dormir nem um minuto… Uau! Fiquei espantado! O repórter continuou as perguntas: por que ele não dormia? Resposta: porque não faz sentido dormir, isso é perda de tempo, disse aquele jovem agitado. Sinceramente, não acreditava naquilo. Creio que o jovem atleta esqueceu de algo fundamental para a sua saúde física e emocional.
    Nossos filhos, deverão aprender sobre isso. O sono tem um propósito biológico, mas também um propósito divino. Há tempo para tudo na terra, tempo de falar e tempo de ficar calado. Particularmente, acho melhor dizer, tempo de se agitar e tempo de relaxar. Nosso corpo é templo do Espírito Santo. Devemos ter cuidado com ele, não a ponto de cultuá-lo, é claro!
    O propósito de Deus é abençoar seus filhos com saúde e energia, que é muito bem recuperada depois que passamos pela fase do sono conhecida pela sociedade científica como REM . (Rapid Eye Moviment), sem chegar nessa fase do sono, nós morreríamos. Isso acontece porque o sono REM reforça o sistema imunológico, inclusive pesquisas mostram que quem dorme bem tem menos gripes e resfriados e é menos suscetível às infecções, por exemplo.
    REM é a última fase de uma boa noite de sono. Resumindo, para se ter uma bom entendimento, Deus criou o dia para o trabalho e a noite para o repouso. A ciência diz que dormir 8h por noite é algo razoável, o que melhora muito a qualidade de vida do ser humano.
    O sono determina sucesso diurno porque melhora:
    - Humor
    - Vigília (Atenção)
    - Energia
    - Raciocínio
    - Produtividade
    - Segurança
    - Saúde
    - Longevidade
    Pais,
    Vamos cuidar mais da saúde de nossos filhos!
    Filhos,
    Vamos obedecer às regras da ciência e às regras de Deus!
    Tenham todos um bom sono. Boa saúde e bons sonhos!

    Claudio Santos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário